Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/10/2012 10:16 - Caem as vendas de artigos de R$ 1,99

Varejistas atribuem retração, que chega a 50% em relação a 2011, à crise mundial e à economia vacilante.


Apesar da constante valorização do dólar, as lojas que vendem produtos importados a R$ 1,99 sobrevivem em Belo Horizonte, ainda que o panorama do segmento não seja muito otimista. Com retração de até 50% nas vendas com relação ao ano passado, os varejistas atribuem esta queda nas vendas à crise mundial e economia vacilante. Mesmo assim, eles não desistem de seus negócios e vendem de bonés a artigos para casa.

Gerente de uma loja deste segmento localizada na região do Barreiro, Jane Silva relata que as vendas estão estáveis desde o ano passado. "Não tivemos crescimento nem queda nas vendas neste período", coloca. Para Jane Silva, a própria configuração da economia do país não permite um crescimento significativo do setor, provocando a estagnação nas vendas nos últimos doze meses. "Em anos anteriores, registramos aquecimento nas vendas, o que não tem ocorrido de 2011 para cá. Acredito que seja uma constatação de todo o comércio", diz. Para Jane Silva, os artigos mais vendidos são bijuterias e artigos para casa. "Ganhamos na quantidade de itens vendidos e aqui temos brincos, anéis, pulseiras e outras bijuterias, além de produtos para casa, que também têm boa saída", avalia.

Sócio-gerente de uma loja no centro da Capital, Alex Mariani destaca que, em um ano, os negócios tiveram queda nas vendas. "Registramos uma queda nas vendas de cerca de 50% do ano passado para este ano", revela. Para ele, os motivos para esta retração são a crise internacional e a alta taxação que o governo brasileiro tem aplicado nas mercadorias importada. "Nosso negócio depende das importações, e o governo aplica altas taxas sobre esses produtos, gerando elevação nos preços da mercadoria. Com isso, temos que repassar o aumento para o cliente, o que interfere negativamente nas vendas", afirma.

Mariani explica que os produtos que mais vendem em sua loja são mochilas, malas e calculadoras. Para ele, o governo tem beneficiado muito o setor automobilístico, em detrimento ao varejo. "As autoridades só ajudam quem vende carros", queixa-se. Sobre as expectativas para o final do ano, Mariani descreve que não tem boas perspectivas. "Os negócios estão tão ruins que estamos sem coragem de investir em novos produtos e não temos expectativas de melhora nas vendas para o final do ano", conclui.

Concorrência - Proprietário de um atacado que vende produtos a R$ 1,99 no centro de Belo Horizonte, Francisco Firmino também verificou uma retração nas vendas de seu empreendimento nos últimos meses. "Nos últimos três meses tivemos queda de aproximadamente 30% se comparado a igual período no ano passado", relata. Para Firmino, as crises mundial e nacional corroboraram para a queda nas vendas. Além disso, a grande concorrência de estabelecimentos com foco nos mesmos tipos de produtos no centro da Capital também atrapalha as vendas.

Ao contrário de Mariani, Firmino tem boas expectativas de vendas para o final do ano. "O Dia Das Crianças está próximo e, em seguida, teremos o Natal. As perspectivas para estas datas são muito boas, esperamos um acréscimo nas vendas de 50% para este período com relação ao mesmo período no ano passado", calcula. Firmino, que vende bonés e camisas em seu estabelecimento, descreve que as vendas isoladas não ajudam na receita do negócio. "Vender poucos produtos ao dia não faz muita diferença, bom é vender para empresas que compram em grandes quantidades e aumentam o faturamento mensal", pondera.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>