Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/10/2012 12:22 - Catupiry visa investir no mercado externo

Exportações correspondem, hoje, a 2% do faturamento da empresa; meta é alcançar os 10%.


Com o processo de internacionalização da marca intensificado neste ano, a empresa centenária Laticínios Catupiry Ltda destacou a importância na participação do 16º Americas Food & Beverage Show, no Miami Convention Center, realizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos, para o setor de food service, entre os dias 24 e 25 de setembro. As exportações somam um total de 2% do faturamento da empresa, que atualmente comercializa com o país norte-americano e o Japão. Com meta mínima de alcançar os 10%, a Laticínios Catupiry está com planos de exportação em andamento para Austrália, Chile e Paraguai. Em crescimento, a empresa ainda traz novidades como o lançamento de novas latas em homenagem às regiões brasileiras.

"A feira, que contou a participação brasileira, foi direcionada para empresários do setor de restaurantes e bares, e conseguimos fazer contatos importantes com representantes da área de culinária. Não fechamos negócios durante o evento, mas fizemos a conexão com o cliente. No que se refere aos Estados Unidos, não é tão fácil conseguir uma boa aceitação. Eles não têm um produto como o nosso requeijão, mas têm um similar, o cream cheese, ou seja, é uma questão de paladar, inerente à cultura dos norte-americanos. Quando oferecemos o produto sobre uma pizza, todos amaram a combinação, foi um sucesso; contudo, ao degustarem o requeijão puro, alguns não o acharam tão saboroso", revela o superintendente de Marketing e Comercial da Catupiry, Alexandre Delmanto. Atualmente a marca está presente no mercado profissional em food service e em supermercados americanos e latinos.

A participação no evento ocorrido em Miami segue a estratégia de expansão mundial da empresa que é criadora da marca de requeijão Catupiry - sinônimo atualmente de categoria. O evento recebeu, em média, sete mil profissionais.

"Nós estamos fazendo um projeto de internacionalização da marca há uns três anos. Hoje, exportamos para EUA e Japão e, neste ano, intensificamos esse processo em vista das oportunidades, da visibilidade do Brasil no contexto internacional. O país tem tido importante reconhecimento internacional devido à economia, à Copa do Mundo. Todos querem nos conhecer, o Brasil ‘está na moda’, então queremos que os nossos produtos ganhem o interesse do mercado externo", salienta Alexandre Delmanto.

Em seu estande, os visitantes puderam degustar o requeijão Catupiry em sua versão tradicional, bem como no novo sabor tomate seco - a linha completa inclui tabém as variedades azeitonas pretas, chedar e ervas finas. A iguaria ainda acompanhou as pizzas, servidas nos sabores frango, peperoni, palmito, carne seca, entre outros. A empresa também distribuiu brindes e catálogos de produtos, além de folhetos com receitas de pizzas.

"Participei não só da feira, como também de um concurso de pizzas, e percebi que todos querem conhecer a iguaria. Esta foi a segunda feira da qual participamos neste ano - a primeira foi a Pizza Expo, em março, em Las Vegas (EUA) - e, de uma maneira geral, existe todo apoio do governo brasileiro, por meio do Ministério Agricultura, que nos ajuda a ganhar presença no mercado", afirma.

Com um faturamento em torno de R$ 250 milhões de reais por ano e um crescimento de 20%, a empresa busca, no mínimo, uma participação das exportações correspondendo 10% de seu faturamento, que atualmente se encontra em 2%. Para isso, busca intensificar o mercado nos Estados Unidos e Japão e concretizar novos negócios com Austrália, Chile e Paraguai, que estão em andamento.

"O produto requeijão é muito característico do Brasil, mas em alguns países não há esse tipo de produto, então não existe um competidor direto - nos Estados Unidos, por exemplo, o único similar é o cream cheese. Todo o projeto de internacionalização é ambicioso, pensamos grande. Quem sabe, no futuro, a gente não pense em fabricar nos Estados Unidos? Porém, não é algo que vá acontecer do dia para a noite, o produto precisa cair no gosto popular", pondera Alexandre Delmanto, que ressalta a importância da participação da empresa em eventos internacionais.


Novas latas - A partir desta primeira semana de outubro, a empresa pretende implantar uma série de novidades. Uma delas é o lançamento das novas latas da linha do Catupiry tradicional, que faz homenagem às regiões do Brasil. As vendas foram liberadas no último dia primeiro, nas principais redes de supermercados, lojas de varejo e também nas lojas da Catupiry, localizadas nos bairros de Bom Retiro e de Moema, na capital paulista, com edição limitada.

A proposta é que os consumidores possam colecionar as latas ao adquirirem o requeijão. "Ao todo serão cinco latas, destacando as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, cada uma delas com receitas regionais impressas", explica Delmanto. O Sudeste, primeira embalagem a ser comercializada, traz receitas típicas desta região, ao lado do brasileiríssimo Catupiry. São elas: bolinho de bacalhau recheado de Catupiry e cuscuz de sardinha com camadas de Catupiry.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>