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04/10/2012 10:13 - Mexicana Imbera busca mais espaço no mercado brasileiro

Há dois anos, a mexicana Imbera investiu US$ 13 milhões para instalar uma fábrica em Itu, no interior de São Paulo. Com mais duas unidades, uma no México e uma na Colômbia, a empresa do grupo Femsa já se tornou a segunda maior fabricante de geladeiras comerciais do mundo, atrás apenas da grega Frigoglass, e agora afia suas garras também para brigar no mercado brasileiro enfrentando a gigante Metalfrio.

Principal fornecedora de refrigeradores comerciais da Coca-Cola, a Imbera exporta para mais de 36 países e pretende utilizar no Brasil uma de suas armas mais poderosas: uma máquina que consegue baixar a temperatura dos refrigerantes a seis graus centígrados negativos sem congelar a bebida.

O gerente-geral da Imbera, Hernán Mendoza, acredita que, num país com temperaturas altas como o Brasil, este será um trunfo importante e chegará ao mercado antes de dezembro, ou seja, antes do verão. "A Ice Shock está sendo aprovada e deve chegar ao mercado ainda este ano", diz.

Segundo ele, a nova máquina é apenas um dos artifícios para que a empresa conquiste uma boa parte do mercado brasileiro de geladeiras comerciais, estimado em 350 mil máquinas por ano. "Queremos vender 200 mil máquinas no País e ser o maior competidor, e para isso vamos oferecer produtos diferenciados como esta máquina e outras com controle total de consumo", explica o executivo.

Atualmente, a Imbera vende anualmente cerca de 30 mil máquinas no Brasil. Mas a capacidade da fábrica em Itu pode chegar a 240 mil máquinas ao ano. Volume bem superior ao da fábrica na Colômbia, onde são produzidas 60 mil unidades com capacidade para 72 mil. A unidade brasileira se aproxima do volume da sede da empresa, no México, que hoje produz 200 mil máquinas, podendo atingir até 330 mil.

Com faturamento de US$ 380 milhões, a empresa, para se consolidar no mercado latino-americano, aposta na inovação, com maior eficiência energética dos equipamentos (suas geladeiras chegam a ser 20% mais econômicas do que aquelas fabricadas há 10 anos), e no design arrojado.

Hoje a Colômbia responde por 18% das vendas. "No Brasil, a operação ainda é nova, não chega a 8%, mas as perspectivas de incremento são muito grandes e se chegarmos a 40 mil unidades neste ano bateremos a marca de 10% das vendas totais", acrescenta Mendoza.

Investimentos mexicanos

O Brasil é hoje apenas o sétimo maior parceiro comercial do México no mundo, bem atrás dos líderes EUA e China, que respondem por 64% e 8%, respectivamente. No entanto, já se tornou um dos principais destinos do capital mexicano na América Latina, movimentando um total de US$ 26 bilhões. Não é à toa que há duas semanas, o próprio presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, veio encontrar-se com lideranças da indústria na Fiesp e com a presidente Dilma Rousseff a fim de reverter as limitações comerciais adotadas no início do ano.

A abertura de negociações com o México, que registrou uma corrente de comércio exterior de US$ 700,4 bilhões em 2011, abre as portas de um imenso mercado. Em 2009, o PIB mexicano sofreu forte contração (-6,3%) em decorrência da crise financeira internacional de 2008. No ano seguinte, houve uma surpreendente recuperação e a economia cresceu 5,5%. Em 2011, no entanto, o país voltou a desacelerar. Mas, mesmo assim, fechou o ano com uma expansão do PIB de 4%.

Hoje considera-se que o México passa por um momento econômico favorável. Sua expansão é puxada principalmente pelo setor industrial, o qual cresceu a um ritmo razoavelmente constante, de cerca de 5% nos últimos três meses.

A melhora nesse segmento é justificada por analistas como resultado direto do ganho de competitividade da indústria em relação aos rivais asiáticos, o que pode mostrar aos brasileiros o caminho para atingir a mesma meta.

A eleição de Nieto, segundo os analistas, torna o país mais atrativo aos olhos dos investidores, uma vez que o novo presidente comprometeu-se com reformas nos setores energético, tributário e trabalhista.

Por outro lado, embora o México possua um ambiente maduro para negócios, os problemas com segurança pública se traduzem em uma efetiva elevação dos custos, dificultando o ambiente de negócios e trazendo incertezas para a economia como um todo.

A inflação mexicana tem-se mostrado sob controle: os índices oficiais apontam que foi de 3,8% em 2011, uma redução ante os 4,4% registrados em 2010. A taxa de desemprego, por sua vez, encerrou o ano em 8,2%.


Veículo: DCI

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