Geral
01/10/2012 10:57 - Havaianas quer vender chinelo para chinês e indiano
Depois dos europeus, a fabricante Alpargatas quer calçar suas sandálias Havaianas nos milhões de pés de chineses e indianos.
Desde o início do ano, a companhia brasileira lançou iniciativas para aumentar a presença da marca, que completou 50 anos em 2012, nesses países. Elas incluem aumento de distribuição, ações de marketing e relacionamento com os clientes locais nas mídias sociais.
Na China, onde atua há quatro anos com representantes, a Alpargatas pretende dobrar os atuais 200 pontos de venda nos próximos anos.
A Índia começou a ser explorada neste ano, com a contratação de um distribuidor local. Paquistão e Indonésia também foram incluídos na rota de exportação.
Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia são os maiores consumidores de calçados no mundo, com 2 bilhões de pares comprados em 2010, segundo dados do Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).
"Os indianos já tem o hábito de usar o chinelo de dedo. O desafio será convencê-lo a usar um produto mais caro, porém durável", diz Carla Schmitzberger, diretora de Havaianas.
Segundo a executiva, o preço médio do produto no país é US$ 1,50. Um modelo da marca brasileira custa entre US$ 16 e US$ 18.
No mercado chinês, os desafios são outros. O primeiro é o clima -faz frio boa parte do ano.
Mas o principal será enfrentar as cópias de seu próprio produto, um problema que a Alpargatas tenta combater. Entre 2010 e 2011, o volume de apreensões lideradas pela empresa mais que dobrou, para 840 mil pares.
"Há muita imitação, mas os chineses também gostam de marcas, e é nisso que vamos focar", diz Carla.
Ela afirma que as lojas multimarcas que vendem as Havaianas são localizadas em shoppings ou em ruas de comércio de alto padrão.
Ainda não há previsão de abertura de lojas próprias.
PREÇO
O preço da sandália no exterior, onde é apresentada como produto premium, mais caro, faz com que esses mercados sejam ainda mais estratégicos para a empresa.
No segundo trimestre de 2012, a receita líquida com Havaianas no mercado externo aumentou 53,2%, ante 7,4% no Brasil.
A Europa é um dos principais mercados. Em 2010, a companhia iniciou a abertura de lojas próprias em cidades europeias, começando com Barcelona. Hoje são 14 unidades.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria