Geral
26/09/2012 09:26 - Ele construiu um império com chocolate
À primeira vista, a Chocolândia pode parecer um supermercado comum: tem mercearia, artigos para higiene pessoal e limpeza e uma série de outros produtos. Mas a empresa fundada por Osvaldo Nunes, 58 anos, é especializada mesmo em vender chocolates. Tanto que na última Páscoa comercializou 4 mil toneladas do doce.
A principal loja da rede, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, atrai inclusive caravanas de outras cidades e passa a funcionar durante 24 horas nos 45 dias que antecedem a Páscoa. Mas todo esse sucesso não é suficiente para deixar Nunes satisfeito.
O dono da Chocolândia demonstra orgulho ao contar que a sua empresa também influencia o empreendedorismo ao organizar 500 cursos, com aulas sobre bolos e culinária oriental, por exemplo. Cerca de 6 mil alunos são formados por mês. O fundador, inclusive, mantém uma relação de amizade - claro, com troca de conhecimentos sobre chocolates - com o fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa.
De família humilde e nascido no interior do Estado, Nunes chegou a São Paulo e começou a trabalhar com apenas 7 anos.
Por isso, a lista de empregos até tornar-se dono da Chocolândia é extensa: auxiliar em uma sapataria, engraxate, funcionário de padaria, feirante, office-boy, distribuidor da Bauducco, vendedor, gerente de merchandising na Lacta, entre outros. Nunes chegou, inclusive, a trabalhar na área administrativa do Grupo Silvio Santos, lidando diretamente com um dos maiores comunicadores do País.
"Lembro que ele não gostava de braços cruzados. Ele achava que você tinha que estar sempre de braços abertos para receber as pessoas, as coisas boas", recorda o empreendedor.
Mas foi durante uma das visitas como vendedor de doces a pequenos varejistas que ele recebeu a oferta para comprar uma bonbonnière localizada na Vila Prudente. Era a Doceria Laruta. Nunes aceitou o desafio, reformulou a loja e, com isso, vendeu dez vezes mais já no primeiro mês de atuação no estabelecimento.
No início, mesmo com a doceria, Nunes manteve-se no emprego de gerente na Lacta. A extinção da área de vendas em 1994 o levou a investir o dinheiro da indenização, e da venda da doceria, na abertura da Chocolândia no Ipiranga. Na época, em um espaço de 120 m².
Atualmente, a loja principal da rede tem quase 11 mil m² e unidades que funcionam na Lapa, Tatuapé, Santo Amaro e na cidade de Santo André. Os planos de expansão ainda incluem uma loja na zona norte de São Paulo e nas cidades de Osasco, Guarulhos, Santos, Campinas e também Sorocaba.
Disposição. O empresário mantém intenso ritmo de trabalho, inclusive aos domingos, quando ministra palestras nos cursos profissionalizantes. "Sempre soube que teria um negócio. Aprendi muito, mas também via os erros dos meus antigos patrões e falava: 'Ou eu quebraria ou então mostraria como fazer direito.'"
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria