Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/09/2012 11:24 - Valor das marcas no Brasil atinge R$ 330 bi ao crescer 7%

A instabilidade econômica mundial já se reflete de maneira positiva, ainda que com delicadeza, na força das marcas no Brasil, com a pujança do País sendo destaque. De acordo com estudo da Brand Finance América Latina, especializada em força da marca, o País registrou crescimento de 7% no valor das marcas, somando R$ 330,8 bilhões em 2012, crescimento de 7% comparado a 2011.

O valor, no entanto, não supera a alta registrada de 2011 ante 2010, quando o crescimento foi de 17%. "Este resultado, embora superior ao apresentado pelo Produto Interno Bruto (PIB) no período, foi inferior ao de 2011 e reflete as incertezas do cenário econômico nos últimos 12 meses; mas, ainda assim, as marcas apresentaram índices de evolução, já que são ativos estratégicos mais resistentes e duráveis na crise", diz o CEO da Brand Finance América Latina, Gilson Nunes.

Na edição de 2012 do levantamento da Brand Finance, as mudanças mais importantes, de acordo com o executivo, foram a inclusão de marcas de outros países da América Latina e a ampliação do ranking de 100 para 150 marcas mais valiosas, dentro de um leque de estudos que envolveu um total de 1.200 marcas.

"No resultado final, o Brasil representa 84% do valor total das 150 marcas mais valiosas; e o México se destaca como o segundo país em melhor posição, com a presença de 11 marcas que somam total de R$ 39,8 bilhões no rol das 150", explica Nunes. Entre as dez primeiras colocadas, nove das marcas são de origem brasileira; apenas uma é do México. Pela ordem, a marca mais valiosa da América Latina é o Bradesco, com valor de R$ de 31,9 bilhões, seguida por Banco Itaú (R$ 26,8 bilhões), Banco do Brasil (R$ 14,8 bilhões), Claro, do México (R$ 11,6 bilhões), Banco Santander do Brasil (R$ 11,4 bilhões), Petrobras (R$ 11,2 bilhões), Walmart (R$ 9,5 bilhões), Vivo (R$ 8,8 bilhões), Vale (R$ 8 bilhões), e Fiat (R$ 7,9 bilhões).

Segundo Nunes, a liderança da marca Bradesco e as posições das marcas Itaú, Banco do Brasil e Santander na lista das 10 primeiras colocações vai além do peso que o setor bancário representa na economia. "Mesmo com um crescimento menor em relação em 2011, fruto de novo cenário com quedas do PIB, do crédito e redução das taxas de juros, os bancos brasileiros demonstraram solidez e melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos", detalhou.

O executivo argumenta ainda que, no setor de telecomunicações, a insatisfação dos clientes em relação às empresas gerou uma queda generalizada de todas as marcas. Houve exceção, que ficou por conta da marca Vivo que, mesmo caindo três posições em relação a 2011, conseguiu se manter na lista das 10 maiores do ranking em 2012.
 


Veículo: DCI


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>