Geral
18/09/2012 10:44 - Varejo ganha força na venda a prazo
A movimentação do varejo paulistano se manteve moderada na primeira quinzena de setembro. Na comparação com igual período de 2011, as vendas a prazo cresceram 3% e as transações à vista recuaram 2,3%, aponta balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseado em amostra de dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na mesma base de comparação entre períodos, a renegociação das dívidas em atraso foi maior que o volume de novos registros de inadimplência na capital paulista.
"Apesar dos dados ainda moderados, esperamos aumento nas vendas com a redução da taxa de juros e dos depósitos compulsórios anunciados pelo Banco Central", comenta o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
As vendas a prazo já dão sinais de reação, segundo análise do economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP. Ele explica que o crescimento de 3% foi favorecido pela manutenção da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis, produtos da linha branca e materiais de construção.
'Esperamos aumento nas vendas coma redução da taxa de juros e dos depósitos compulsórios', disse Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp. - L.C.Leite/ LUZ
Otimismo – "O indicador também reflete a melhora do otimismo do consumidor", diz o economista, em referência ao resultado, recém-divulgado pela ACSP, de pesquisa que trouxe essa constatação. Sobre o recuo de 2,3% nas vendas à vista (na comparação entre as quinzenas de 2012 ante 2011), Alfieri comenta que a permanência das temperaturas quentes ainda não favoreceu as vendas da coleção de moda Primavera-Verão. Tradicionalmente, vale lembrar, é o consumo de roupas, calçados e acessórios que incrementa o volume dessa modalidade de pagamento. Além disso, acrescenta o economista, a base de comparação (os primeiros 15 dias de setembro de 2011) é forte. Naquele ano, segundo ele, o clima ainda frio do período estimulava a comercialização das coleções de inverno.
"É importante ressalvar, no entanto, que esses dados da venda à vista não podem ser projetados para o desempenho do mês de setembro como um todo", alerta.
O mesmo raciocínio vale para a análise da primeira quinzena de setembro, na comparação com igual período do mês de agosto. "A queda do ICH, que reflete as vendas à vista dos produtos de menor valor, é devida à sazonalidade. A base de comparação é forte, porque na primeira quinzena de agosto aconteceu o Dia dos Pais", justifica Alfieri.
Inadimplência – Os indicadores da inadimplência, nessa comparação mensal, ainda sinalizam para a alta dos registros recebidos. "O pagamento do 13º salário para os aposentados deverá melhorar essas estatísticas, até o final do mês, porque eles ajudam os filhos e netos a pagar as suas dívidas", afirma.
Já na comparação anual (primeira quinzena de setembro ante igual período de 2011), o crescimento mais robusto da recuperação de crédito (3,2% ante 2,5% dos novos registros), sinaliza para uma queda da inadimplência, comenta Alfieri.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria