Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/09/2012 12:03 - Eletrodoméstico ainda é sonho para classes D e E

Apesar das recentes conquistas de poder de compra pelos brasileiros, os bens duráveis ainda são, para muitos, um sonho de consumo, aponta levantamento da consultoria Kantar Workdpanel divulgado ontem. As classes De E ainda estão longe de ter um lar equipado. De uma lista de 25 produtos, 17 têm penetração menor que 19% nesses lares. Isso inclui itens como lavadora de roupas, computador e câmera fotográfica.

Considerando todas as classes sociais, 10 dos 25 produtos ainda têm baixa presença na casa do brasileiro. Nas faixas de renda A e B, os itens com penetração menor que 19% são filmadora, "home theater", secadora de roupas e lava-louças. A classe C, que representa 41% da população, está no mesmo patamar que a média brasileira, com 10 itens "a conquistar". São eles: TV a cabo e/ou satélite, CD player, aspirador de pó, ar condicionado, câmera digital e freezer, além daqueles da lista da classe AB.

A pesquisa considera que produtos com taxa de penetração nos lares entre 20% e 69% estão "em processo de conquista". Nesse patamar, os que mais cresceram nos últimos três anos, considerando a média brasileira, foram câmera digital (de 20% para 35%), micro-ondas (de 30% para 44%), geladeira duplex (de 26% para 35%), computador (de 25% para 37%) e lavadora de roupa (de 33% para 40%).

"Cada vez que o brasileiro ganha mais, ele gasta mais. E ele ainda tem muita coisa para comprar", diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar. Segunda ela, novas prioridades estão disputando o bolso do consumidor. Em 2011, os gastos com habitação foram os que mais cresceram (15%), seguidos por lazer (14%), transporte (11%) e vestuário (10%).

No primeiro semestre, o consumo de bens não duráveis diminuiu 2% em volume e cresceu 5% em valor na comparação com igual período do ano passado, segundo o estudo. Em todo o ano passado, o consumo cresceu 1% em volume e 10% em valor. Essa desaceleração é explicada pelo endividamento do consumidor e pela sofisticação do consumo, diz Christine - gasta-se menos com comida para comprar uma roupa, por exemplo. Em 2011, 27% das famílias gastaram mais do que ganhavam. A pesquisa é feita em 8,2 mil lares.



Veículo: Valor Econômico




Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>