Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/08/2012 12:37 - Empresas querem que vendas de café tornem-se mais sustentáveis em 2015

Sob a supervisão da Idh (Iniciativa Internacional de Comércio Sustentável, na sigla em inglês), instituição holandesa de cooperação público-privada, grandes grupos multinacionais buscam emplacar um projeto ambicioso para a cafeicultura mundial. A intenção é que 25% das vendas internas e externas de café sejam sustentáveis em 2015. Os principais focos iniciais de trabalho são o Brasil, o maior produtor e exportador mundial da commodity, o Vietnã e alguns países da África.

A Idh considera que o consumo global do grão continua a crescer a um ritmo constante, especialmente nos mercados emergentes. Ao mesmo tempo, a produção tem sofrido com baixos investimentos, práticas de produção inadequadas e clima adverso, provocando colheitas menores que a demanda.

O programa da Idh voltado ao grão envolve a indústria, exportadores, governos, organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades. As quatro multinacionais participantes que, de acordo com o site da Idh, são Kraft Foods, Nestlé, DE Master Blenders 1753 e Tchibo, representam compras de cerca de 36 milhões de sacas ou 30% da produção mundial.

No caso do Brasil, a meta proposta de comercialização de 25% de cafés produzidos de forma sustentável não deixa de ser um desafio. A produção sustentável certificada cresceu nos últimos anos, mas alguns programas de certificação, como o Certifica Minas, não são reconhecidos internacionalmente. "A gente acha que o Brasil é muito sustentável, mas precisamos demonstrar isso. É fazer com que os produtores sustentáveis sejam reconhecidos como tal", afirma Carlos Henrique Brando, diretor da P&A Marketing Internacional, empresa que está criando a estratégia para o Brasil no projeto.

Ele observa que o Brasil está à frente no quesito sustentabilidade em relação a seus concorrentes na cafeicultura, principalmente porque aplica legislações trabalhista e ambiental consideradas as mais rigorosas do mundo.

O objetivo inicial no Brasil seria enquadrar apenas os embarques pela dificuldade de se atingir a meta na comercialização interna. Pelos cálculos da P&A, para se exportar 25% de grãos sustentáveis é necessário que cerca de 40% da produção nacional seja produzida desta forma, o que representaria cerca de 20 milhões de sacas ante as oito milhões de sacas da safra estimadas como tal.

Desde o mês passado se intensificou o planejamento das atividades do projeto. A ideia é ajudar o produtor a implementar as práticas e depois escolher a certificação e para quem vai vender.

De acordo com Brando, apesar da demanda por café sustentável, no futuro o impasse poderá ser o preço que os torrefadores estariam dispostos a pagar. Hoje, existe prêmio para estes produtos, mas com o tempo este tipo de produção passa a ser "obrigatória" e não terá este diferencial. "Tem que ser visto como acesso a mercados", resume.

Na sua avaliação, quem escolhe o caminho da sustentabilidade acaba obtendo mais renda e torna-se um melhor administrador de seu negócio, na medida em que os procedimentos a serem seguidos contribuem para a melhor eficiência da atividade. "É o que justifica a sustentabilidade a longo prazo", argumenta.

Estatísticas da P&A também apontam que o Brasil é o país produtor de café mais eficiente do planeta. Enquanto a média do mundo é de 65% a 70% de transferência de renda ao produtor (considerando o preço FOB), no Brasil este índice chega a aproximadamente 90% - mas existem casos extremos de 25% a 30%, por exemplo, em países que não contam com portos.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>