Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/08/2012 11:30 - Os 20 segundos de ouro da KRAFT

Confusão na prateleira de chocolates pode impedir a compra por impulso. Por isso, a dona da Lacta decidiu pôr ordem na casa



São só 20 segundos. Entre o momento em que o consumidor diz "eu quero" e o instante em que decide tirar o produto da prateleira, o fugaz ritual da compra por impulso nos supermercados não pode durar mais que esses efêmeros 20 segundos. Passado esse intervalo de tempo, pensamentos como "Ah... Melhor não..." automaticamente vêm à mente do consumidor. A compra? Vai por água abaixo.

Essa teoria, comprovada por vários estudos de comportamento de compra, tirou, por um bom tempo, o sono de Patrícia Borges, gerente dos chocolates Lacta da Kraft Foods Brasil. No início do ano, ela encomendou pesquisas de mercado para descobrir o que estava acontecendo na prateleira de chocolates dos supermercados - canal que, segundo a Nielsen, responde por 85% das vendas do produto no País.

Os estudos mostraram que o consumidor estava gastando bem mais que 20 segundos em frente às guloseimas - e muitos desistiam da compra. "O problema é que as gôndolas estavam bagunçadas demais. Isso confunde o consumidor. Ele não acha o que quer, demora para se decidir e acaba desistindo da compra", diz Patrícia.

Os chocolates são o principal negócio da Kraft Brasil, dona da centenária marca Lacta. É tão grande que, em 1.º de outubro, quando a Kraft Foods finalizar sua anunciada cisão em duas empresas, a unidade brasileira será a segunda operação mundial da companhia sob a marca Mondelez International. Com o processo de divisão, a Kraft Foods da América do Norte será uma companhia separada. Nos outros países, incluindo o Brasil, a Kraft passa a se chamar Mondelez.

A divisão Lacta, mesmo com todo seu tamanho, balançou com uma desaceleração nas vendas de chocolate, que atingiu todo o mercado nacional. Com alta de 11% em volume no ano passado, os produtos Lacta devem crescer apenas 6% este ano. A média do mercado, até abril, foi de uma evolução só de 4%, conforme a Nielsen.

"A inadimplência, por incrível que pareça, afeta as vendas de chocolate", explica Patrícia. O consumidor que está passando por dificuldades, segundo ela, corta o que é supérfluo em suas compras. E, diante da confusão de chocolates na prateleira do supermercado, lembra que é melhor gastar com itens de primeira necessidade. "A cada visita ao ponto de venda, a média de compras de cada consumidor é de 1,1 tablete. Poderia ser três vezes maior se não fosse a confusão na exposição dos produtos", diz.

Ideia emprestada. Para evitar que isso aconteça, a companhia resolveu usar uma estratégia de sucesso usada pela Cadbury, a fabricante dos chicletes Trident, comprada pela Kraft Foods há dois anos. "Vamos mudar o jeito que os tabletes são dispostos nas prateleiras, usando um display parecido com o de chicletes, que a Cadbury mantém em vários bares e padarias", conta Patrícia. Com essa peça, diz ela, os chocolates serão dispostos em pé, na vertical, e serão facilmente visualizados. Graças a um sistema que empurra os tabletes para frente, assim que a pessoa tira um deles do expositor, outro chocolate assume seu lugar - assim como acontece com os displays de cigarros.

Até hoje, os tabletes eram o único segmento em que a Kraft atuava sem uma estratégia definida de exposição no ponto de venda. Também são o mercado onde a companhia tem o menor porcentual de participação: 36% das vendas em volume. A Nestlé, dona da marca Garoto, é a líder, com quase a metade das vendas.

A Kraft, porém, tem a liderança em bombons. O bom desempenho tem a ver com a estratégia de exposição: os bombons ficam expostos dentro de uma espécie de bola transparente - batizada de "bombom-bola" - que supermercados, padarias e bares penduram próxima aos caixas. Nesse segmento, a Kraft tem 60% das vendas. Já entre os chamados chocolates "bite size", a Kraft tem 80% do mercado, com a marca Bis. Quando arrumadas lado a lado nas prateleiras, as caixinhas azuis do Bis formam uma espécie de paredão que é facilmente reconhecido mesmo que o consumidor esteja a alguns metros.

"As pessoas compram com os olhos", afirma Wagner Picolli, gerente de serviços de merchandising da Nielsen. Por isso, segundo ele, produtos supérfluos, como chocolate, precisam ter uma estratégia definida para atrair o olhar do consumidor.

A ação de "remodelação" das prateleiras da Kraft faz parte de uma das últimas etapas da integração com a Cadbury. A companhia também decidiu dar cara nova às embalagens - tanto em comemoração aos 100 anos da marca Lacta, quanto em virtude da unificação dos pontos de venda da Kraft e da Cadbury. Até o final do ano, os produtos Lacta ganharão mais 100 mil novos pontos de venda. São, em sua maior parte, bares, padarias e pequenos supermercados onde a Cadbury vendia seus chicletes - mas onde a Kraft não chegava. Com a integração, a empresa terá, até dezembro, 350 mil pontos de venda no País.




Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>