Geral
03/08/2012 10:06 - Filhos devem comprar lembrancinhas para os pais
Pesquisa da CDL mostra que 54,46% dos filhos pretendem gastar até R$ 100 no presente e que, para o consumidor, o bom atendimento chega a ser mais importante que o preço baixo
Apenas três em cada 10 comerciantes de Belo Horizonte confiam que as vendas para o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, serão maiores do que as registradas em 2011. A maioria (42,73%) avalia que o volume negociado será igual ao do ano passado. Pessimistas, os outros 30% esperam queda. Os percentuais fazem parte de uma pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) junto a 200 empresários. Apesar de a minoria acreditar na alta das vendas, a entidade trabalha com a expectativa de o faturamento dos associados crescer de 2% a 3,5%, podendo alcançar a cifra de R$ 1,78 bilhão.
O vice-presidente da entidade, Marco Antônio Gaspar, justifica que o alto endividamento das famílias é o principal motivo do freio da expectativa dos lojistas para o Dia dos Pais. “A redução do IPI para a linha branca, material de construção e veículos levou o consumidor a se endividar a longo prazo. Dessa forma, ao fim do ano, empate (em volume de vendas em relação a 2011) será comemorado como lucro pelos setores que não foram contemplados.”
Diante disso, o Dia dos Pais será das lembrancinhas. A maioria dos filhos (54,46%) pretende gastar até R$ 100 com o presente. A boa notícia é que 39,41% pretendem pagar as compras em dinheiro. Assim como nos anos anteriores, novamente as roupas serão a escolha da maioria dos filhos (34,16%). Em seguida, os papais serão presenteados com calçados (15,4% dos entrevistados), eletroeletrônicos (7,96%), artigos esportivos (7,79%), perfumes (5,84%), relógios (5,49%), CDs e DVDs (4,25%), aparelhos de telefone celular (4,25%), carteiras e cintos (3,89%), entre outros.
Os shoppings são os locais prediletos de compras para 44,07% dos clientes. Desse total, 34,16% vão aos principais centros comerciais, como o BH Shopping, que investiu R$ 350 mil numa campanha para a data e espera aumento de 10% nas vendas e de 2% no trafego de pessoas. No DiamondMall, as vendas devem saltar 12%. A superintendente do empreendimento, Lívia Paolucci, avalia que parte do aumento será reflexo da mostra A história do automobilismo, uma das grandes paixões do universo masculino e que estará no local até 13 de agosto. Trata-se de um acervo com 40 minirréplicas de carros de corrida, troféus históricos originais e painéis fotográficos.
Na pesquisa da CDL, também chama atenção o percentual que declarou optar pelos shoppings populares (7,92%). Leonardo Augusto Cunha é comerciante no Shopping Uai, no Centro, e está entre os comerciantes que acreditam em aumento nas vendas: “Espero uma alta de 40%. Tanto que reforcei o estoque”.
A Savassi é a opção de 5,45% dos entrevistados. Vale lembrar que a região foi revitalizada e, desde anteontem, as lojas de quatro quarteirões da Rua Antônio de Albuquerque estão autorizadas a funcionar até as 21h nos dias úteis e até as 18h nos sábados.
Os comerciantes pretendem abusar das estratégias para garantir boas vendas. A principal delas é a dupla descontos e promoções (33,66%). A publicidade também é vista como arma poderosa e vai ser usada por boa parte dos empresários (27,72%). Mas os lojistas devem estar atentos. Segundo a pesquia, o que mais agrada aos consumidores durante as compras é o atendimento qualificado (24,64%). Essa resposta foi, inclusive, superior ao percentual de clientes que apostam no preço (18,72%), nas facilidades de pagamento (9,24%), na proximidade de casa (7,35%), no acesso/estacionamento (6,16%), na qualidade do mix de mercadoria (5,69%) e até na segurança (4,5%).
Veículo: O Estado de Minas

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria