Geral
25/07/2012 12:44 - P&G aumenta investimento em creme dental Oral-B
Desde que passou a estrelar as campanhas da linha de produtos para cabelo Pantene, em 2007, a modelo Gisele Bündchen ajudou a multiplicar as vendas da marca em mais de dez vezes. Agora, a gaúcha foi chamada para alavancar outros produtos da Procter & Gamble: uma nova linha de clareamento dental da Oral-B, a 3D White, cujo lançamento oficial ocorre hoje.
Os quatro itens da linha começaram a chegar ao varejo este mês e são a principal aposta da empresa para ganhar mercado e atingir a meta de 20% de participação em pasta de dente em dois anos, desbancando assim a segunda colocada, a Close-Up, da Unilever. Hoje, a Oral-B ocupa a terceira colocação nas vendas de cremes dentais, lideradas pela Colgate.
Em 2005, a Procter & Gamble comprou a Gillette, que era a dona da marca de higiene bucal Oral-B, lançada no país em 1978. Líder mundial em escovas de dente e dona de 30% deste mercado no Brasil, a Oral-B só estreou em cremes dentais em março de 2009, após três anos de pesquisas da P&G. Desde então, a empresa vem investindo no segmento com produtos para diversos públicos.
A tecnologia da nova linha foi importada da marca Crest, da P&G, líder em clareamento dental nos Estados Unidos. Sob a marca Oral-B, a 3D White foi lançada no ano passado na Bélgica, na Holanda e em Luxemburgo e, segundo a P&G, já conquistou dez pontos de participação de mercado. "Em inovação e capacidade de crescimento, esse é nosso maior lançamento", diz Danielle Panissa, diretora de marketing da Oral-B. "Estamos investindo 30% a mais na marca neste ano do que no ano passado".
Os projetos da companhia já trazem resultados. De acordo com a consultoria Euromonitor, a Oral-B ganhou dois pontos percentuais de participação entre 2010 e 2011, chegando a 7%. A líder Colgate, com 68%, perdeu um ponto percentual, assim como a Close Up, da Unilever, que ficou com 18%.
Distribuição é outro foco de investimento da Oral-B em pastas de dente. As vendas iniciaram nas farmácias, depois se estenderam ao grande varejo e, em abril deste ano, chegaram aos pequenos pontos de venda. Hoje, os cremes dentais da marca estão em mais de 400 mil lojas no país.
Gisele Bündchen vai estrelar comerciais na TV e na internet, além de anúncios em revistas e nas lojas. A campanha vai ao ar no fim de agosto. Com isso, a modelo se junta aos apresentadores Rodrigo Faro e Luciano Huck - cada um é "embaixador" de uma linha de pasta de dente da marca. Faro anuncia a linha Complete, voltada ao Nordeste, com preços mais acessíveis, a partir de R$ 2,30. Huck fica com a Oral-B Pro-Saúde, cujo creme dental custa R$ 4,10, o mesmo preço do produto da linha nova.
O kit de branqueamento 3D White inclui creme dental, duas escovas e as fitas Whitestrips. Cada embalagem, com fitas para clareamento em uma semana, vai custar R$ 69,90. "Não tem nada semelhante no mercado", diz Danielle. A executiva estima que o mercado de higiene bucal cresça "entre 5% e 10%" neste ano. "A nossa expectativa é crescer dois dígitos altos".
O creme dental tem uma penetração de mercado de 99% e responde por 60% do segmento de higiene bucal. De acordo com dados da Euromonitor, o brasileiro gasta mensalmente R$ 8,60 em itens de higiene bucal, valor semelhante ao do americano, que desembolsa U$ 4,59.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria