Geral
13/07/2012 11:27 - Investidor de varejo popular é o novo sócio da gaúcha Grazziotin
Acostumadas a ficar dias sem nenhuma negociação, as ações da Grazziotin chamaram a atenção do mercado ontem, depois que um leilão na bolsa movimentou 9,4% de suas ações ordinárias.
O negócio, que girou R$ 12,5 milhões, marca a entrada de um sócio estratégico no capital da varejista de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Quem fez a ponte entre a empresa e o investidor foi a gestora de recursos Fama, que, há cinco anos começou a comprar papéis da Grazziotin na bolsa.
"Fizemos o investimento e, a cada ano, acreditamos mais na qualidade do negócio. No entanto, diante da liquidez mínima das ações, a Grazziotin está muito mal precificada na bolsa. A entrada de um novo sócio deverá ser um primeiro grande passo para destravar o valor da empresa" afirma Fabio Alperowitch, sócio da Fama que há dois meses faz parte do conselho de administração da Grazziotin.
Ele não revela o nome do investidor que agora possui perto de 4% do capital total da empresa, mas diz que é alguém experiente no segmento de varejo popular. Nos cálculos da Fama, por conta da falta de liquidez e de atenção do mercado, a Grazziotin está listada hoje com um desconto de 50% em relação a outras varejistas brasileiras - apesar de ter margens maiores do que as concorrentes, perto de 14%. O valor de mercado da companhia é de R$ 308 milhões.
"Esse investidor vai contribuir para o planejamento estratégico da companhia daqui para a frente e contribuir com a expansão da empresa",diz. O conselheiro afirma que os controladores da Grazziotin receberam bem a chegada do novo sócio. Procurada pelo Valor, a empresa não atendeu a pedido de entrevista.
Até ontem, a Fama concentrava 18,4% das ações ordinárias e 25,7% das preferenciais, equivalentes a 22,8% do capital total da Grazziotin. Outro acionista relevante é a Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG), com 20,8% do capital (11,8% de ONs e 26,9% de PNS).
A família fundadora mantém o controle com 62,5% das ordinárias.
O novo sócio da Grazziotin é cliente da Fama e investia na empresa indiretamente por meio dos fundos da gestora. Na operação de ontem, a Fama transferiu parte de sua posição da empresa via fundos para este investidor, que passou a ter participação direta na companhia, portanto.
Fundada há 60 anos, a Grazziotin tem hoje 280 lojas concentradas principalmente no Rio Grande do Sul, mas também com unidades em Santa Catarina e no Paraná, aqui em menor quantidade. O modelo da empresa é instalar-se em cidades pequenas, de 10 mil a 100 mil habitantes. Com isso, conta Alperowitch, acaba fugindo da concorrência das principais varejistas do país, que estão em praças maiores.
Na região Sul do país, há 430 cidade com esse perfil, e a Grazziotin esta em apenas 153. O capex por loja é estimado em R$ 200 mil.
A rede opera com quatro bandeiras, a principal delas, a PorMenos, que tem sido seu veículo de expansão e responde por 50% de seu faturamento, que no ano passado, totalizou R$ 380 milhões.
A PorMenos, com 158 lojas, é voltada às classes C e D e vende itens de moda. A outras redes são Grazziotin, moda e calçados para as classes B e C; Tottal, que vende utensílios domésticos e Franco Giorgi, de moda masculina.
O tíquete médio da rede é de R$ 62,00 e a empresa possui ainda uma financeira com 400 mil clientes ativos. Alperowitch acredita que o novo sócio vai trazer maior valor ao negócio varejo para que a empresa explore novas oportunidades - a financeira, por exemplo, não oferece outros produtos além do crédito para as compras.
" A minha contribuição tende a ser mais em aspectos financeiros", diz. A Grazziotin distribuiu ano passado R$ 21 milhões em dividendos. Sem dívidas, possui R$ 65 milhões em caixa, equivalentes a 20% do valor atual da empresa.
Além disso, possui o Centro Shopping, em Porto Alegre, avaliado em R$ 20 milhões; e uma participação de 50% em na Grato Agropecuária, na Bahia, em terras avaliadas em R$ 90 milhões.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria