Geral
13/07/2012 08:33 - Varejo ganha com Dia do Homem
O mês de julho, exceto pelas férias escolares, é um período de pouco apelo promocional para o varejo. Mas o empresário atento pode se beneficiar de celebrações ainda consideradas secundárias, como o Dia do Homem, que o Brasil comemora no próximo domingo.
Trata-se de uma comemoração extraoficial, que já começa a virar tradição no País. Internacionalmente, a data, criada em 1999 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), é festejada em 19 de novembro. A ideia inicial era incentivar o público masculino a ter mais cuidados com a saúde.
No Brasil, já há quem aproveite essa homenagem para incrementar as vendas. Um bom exemplo é a Giuliana Flores, empresa de entregas com 22 anos de mercado, que promove os presentes para o Dia do Homem em julho há três anos. A apresentação da data é feita com banner específico na loja virtual para lembrar o e-consumidor sobre a comemoração e as opções de presentes.
"Tentamos fomentar o consumo, como também fazemos com o Valentine's Day, em fevereiro, desde o início do negócio. E o resultado tem sido significativo", afirma o gerente de marketing, Juliano Souza. No Valentine's Day, diz, a loja virtual faz de 1,3 mil a 1,4 mil vendas, ante as aproximadas 600 de um dia normal. "O Dia do Homem ainda não tem esse desempenho, mas as vendas também crescem."
Ele comenta que, tradicionalmente, os homens dão mais flores que as mulheres – são 60% das vendas para eles e 40% para elas. Em 2012, no entanto, a empresa observa que as compras das mulheres crescem a cada mês. Segundo Souza, um estudo mostrou que o público feminino passou a comprar mais flores para presentear os homens. Os homens buscam um presente diferenciado e as mulheres querem "requinte" nos kits, formados por produtos como chocolates e vinhos.
"O empresário deve estar atento para aproveitar as ocasiões. Julho é um mês sem datas promocionais, mas o empreendedor precisa se lembrar de que o Brasil tem 116 comemorações no ano", afirma o consultor de Marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), João Abdalla Neto. Se o empresário alimentar um banco de dados, acrescenta, poderá conhecer melhor a clientela e conferir a data que mais lhe favorece. O consultor se lembra da recomendação que fez a uma comerciante estabelecida próxima de um hospital, para aproveitar o Dia da Enfermeira, por exemplo.
Para quem se esqueceu do Dia do Homem, vale lembrar que este mês ainda reserva outras possibilidades promocionais. Entre elas, o Dia Internacional do Amigo e o da Avó, em 20 e 26 de julho, espectivamente. Fora isso, o Dia dos Pais, em agosto, também se aproxima.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria