Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/07/2012 09:50 - Pesquisa vai classificar frutas e hortaliças

A Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) deve concluir neste mês um levantamento para identificar como produtores e comerciantes atacadistas do entreposto de Contagem, na Grande BH, está classificando as frutas e hortaliças de acordo com tamanho, peso, variedades e outros atributos de qualidade. O trabalho, encomendado pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), envolve cerca de 100 produtos, com destaque para os mais consumidos pelos brasileiros, de acordo com a Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

A intenção dos técnicos é de que o levantamento constitua o primeiro passo para garantir a padronização comercial dos hortifrutigranjeiros, aproximando as normas científicas de classificação às práticas adotadas pelo mercado.

Na pesquisa, os técnicos levantaram informações como comprimento, peso, diâmetro, nomenclaturas e classes de amostras de produtos recolhidas no mercado atacadista. A metodologia inclui produção de fotos dos produtos coletados. A pesquisa resultará na produção de fichas técnicas para cada item comercializado.

Também integrou o trabalho uma pesquisa realizada em fevereiro e março com 350 atacadistas e produtores rurais. Os questionários avaliaram quais atributos são mais valorizados para os hortifrutis, bem como as características que, mesmo não impedindo a venda, desvalorizam os produtos.

"Nesse trabalho, a preocupação é entender como o mercado aplica o conceito de qualidade e como tolera os defeitos dos produtos", explica um dos realizadores da pesquisa, o orientador de mercado da Ceasa Minas, Davi Conceição, responsável pela metodologia. Um dos produtos pesquisados é a banana. Segundo as normas de classificação, a fruta conta com sete subclasses de maturação, mas o mercado adota somente três: a verde, cana e amarela.

Ao divulgar os critérios de tamanho utilizados pelo mercado, o trabalho busca aumentar também a transparência da comercialização, tendo como uma das conseqüências a redução do manuseio pelo consumidor final na hora da compra.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>