Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/07/2012 11:06 - Mais chinesas trabalham fora e compram congelados

As vendas de "guioza" (bolinhos de carne, frutos do mar e verduras) congelados estão aumentando rapidamente na China. A elevação dos custos de mão de obra e a presença maior de mulheres no mercado de trabalho estão fazendo com que o quitute deixe de ser feito manualmente tanto nos restaurantes quanto nas residências.

A americana General Mills é a principal fabricante de guioza congelado na China e sua popular marca Ferry Wanchai domina 44% do mercado. Gary Chu, que comanda as operações da General Mills na China, disse que as vendas de bolinhos estão crescendo a taxas de dois dígitos ao ano e passaram de US$ 200 milhões no ano passado. "As pessoas costumavam fazer os bolinhos em casa, mas agora ninguém tem mais tempo", disse Chu. "Hoje, as mulheres não querem mais cozinhar".

Chu disse que as lanchonetes e restaurantes que servem os bolinhos também estão usando cada vez mais os congelados, devido à elevação dos salários mínimos em toda a China. No ano passado, as províncias chinesas elevaram os salários mínimos em mais de 20%. "A mão de obra está muito cara", disse Chu. "A China já não é mais barata e as pessoas não conseguem diferenciar entre congelados e frescos."

A Wanchai Ferry, adquirida pela General Mills em 1997, ampliou sua linha de congelados. Segundo a consultoria BrandZ, 28% dos chineses nas 10 principais cidades preferiam os bolinhos da marca Wanchai Ferry em 2010.

Chu disse que, apesar disso, a empresa está enfrentando forte concorrência de marcas locais. Entrementes, segundo ele, o governo foi ficando mais rigoroso no controle das atividades de companhias estrangeiras, especialmente devido a preocupações com a saúde pública. No ano passado, bolinhos congelados Wanchai Ferry foram retirados de supermercados em Nanquim por autoridades sanitárias que encontraram bactérias no produto. "A vantagem das marcas estrangeiras estão sumindo", disse Chu. "O país está ficando cada vez mais competitivo."

A General Mills gerou US$ 550 milhões em vendas líquidas na China em 2011 e estima que alcançará US$ 900 milhões até 2015. Chu disse que sinais de uma desaceleração na economia chinesa são uma preocupação real, mas que o sistema de partido único no país permitiu ao governo reagir rapidamente. "A China não será como a Europa", afirmou.

 

As vendas de "guioza" (bolinhos de carne, frutos do mar e verduras) congelados estão aumentando rapidamente na China. A elevação dos custos de mão de obra e a presença maior de mulheres no mercado de trabalho estão fazendo com que o quitute deixe de ser feito manualmente tanto nos restaurantes quanto nas residências.

A americana General Mills é a principal fabricante de guioza congelado na China e sua popular marca Ferry Wanchai domina 44% do mercado. Gary Chu, que comanda as operações da General Mills na China, disse que as vendas de bolinhos estão crescendo a taxas de dois dígitos ao ano e passaram de US$ 200 milhões no ano passado. "As pessoas costumavam fazer os bolinhos em casa, mas agora ninguém tem mais tempo", disse Chu. "Hoje, as mulheres não querem mais cozinhar".

Chu disse que as lanchonetes e restaurantes que servem os bolinhos também estão usando cada vez mais os congelados, devido à elevação dos salários mínimos em toda a China. No ano passado, as províncias chinesas elevaram os salários mínimos em mais de 20%. "A mão de obra está muito cara", disse Chu. "A China já não é mais barata e as pessoas não conseguem diferenciar entre congelados e frescos."

A Wanchai Ferry, adquirida pela General Mills em 1997, ampliou sua linha de congelados. Segundo a consultoria BrandZ, 28% dos chineses nas 10 principais cidades preferiam os bolinhos da marca Wanchai Ferry em 2010.

Chu disse que, apesar disso, a empresa está enfrentando forte concorrência de marcas locais. Entrementes, segundo ele, o governo foi ficando mais rigoroso no controle das atividades de companhias estrangeiras, especialmente devido a preocupações com a saúde pública. No ano passado, bolinhos congelados Wanchai Ferry foram retirados de supermercados em Nanquim por autoridades sanitárias que encontraram bactérias no produto. "A vantagem das marcas estrangeiras estão sumindo", disse Chu. "O país está ficando cada vez mais competitivo."

A General Mills gerou US$ 550 milhões em vendas líquidas na China em 2011 e estima que alcançará US$ 900 milhões até 2015. Chu disse que sinais de uma desaceleração na economia chinesa são uma preocupação real, mas que o sistema de partido único no país permitiu ao governo reagir rapidamente. "A China não será como a Europa", afirmou.

 

Veículo: Valor  Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>