Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/07/2012 09:53 - Linha branca vende 11,4% a mais

O recuo dos preços praticados no mercado é um dos fatores que explica a redução no faturamento dos produtos da linha marrom, em que a TV de tela fina representa 70%.



As vendas de bens duráveis no varejo somaram R$ 33,2 bilhões entre janeiro e maio deste ano, um aumento de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A linha branca, que responde por 25,2% do segmento duráveis, foi a que apresentou a melhor performance, com expansão de 11,4% nos primeiros cinco meses de 2012.

Já a linha marrom, que em 2010 surpreendeu e ultrapassou a branca por conta da venda televisores, amargou uma redução de 2,6% no faturamento no mesmo período. Os dados foram apresentados ontem, durante a Eletrolar Show, pela empresa mundial de pesquisa de mercado GfK.

De acordo com o diretor-geral da companhia, José Pinto Guedes, a América Latina é uma das regiões que mais crescem em vendas de duráveis. Para este ano, a empresa  estima que haverá uma expansão de 11% nas vendas nesta região. Em 2011, conforme a GfK, foram gastos

US$ 1 trilhão com bens duráveis em todo o mundo, após um desempenho tímido em 2010, em decorrência da crise econômica internacional, iniciada em 2008 e fortalecida ao longo de 2009.

Ao classificar o Brasil como a locomotiva da América Latina, o executivo da GfK atribuiu parte do crescimento das vendas da linha branca à redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada recentemente por mais dois meses.

Sobre o recuo das vendas de itens da linha marrom, Guedes disse que o consumidor é um só e faz escolhas segundo suas conveniências e bolso, o que explica o crescimento de determinados produtos e queda nas vendas de outras categorias. "Para assistir aos jogos da Copa do Mundo, ele decidiu comprar um televisor de tela fina", analisou.

Atualmente, entretanto, as vendas desaceleraram, embora os televisores de tela fina respondam por 70% dos negócios dessa categoria. O recuo dos preços praticados no mercado é outro fator que explica a redução no faturamento dos produtos da linha marrom.

Também tem diminuído a demanda por televisores de tubo. Até 2009, as vendas de TVs tradicionais (tubo) eram maiores do que as de aparelhos de tela fina. A categoria de bens duráveis é composta por 66 produtos, mas apenas cinco deles respondem por 67% do faturamento. São eles os smartphones, televisores de tela fina, notebooks, refrigeradores e máquinas de lavar roupa.

Regiões – De acordo com a companhia GfK, que monitora 55 mil pontos de vendas no Brasil, o Nordeste foi a região que teve o maior aumento nas vendas de bens duráveis, com 14%. Norte e Centro-Oeste representaram 6,2%.

"A ascensão da classe C explica a boa performance. Muitos consumidores nordestinos estão comprando a primeira geladeira de uma porta", afirmou o gerente de negócios da GfK, Oliver Romerscheidt. O Estado de São Paulo responde por um terço do faturamento de bens duráveis.

A sétima edição da Eletrolar Show termina hoje no Transamérica Expo Center, na Capital paulista. Considerada a principal vitrina do varejo, a feira deverá movimentar, segundo seus organizadores, quase R$ 4 bilhões em negócios e receber 22 mil profissionais da indústria e do varejo.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>