Geral
05/07/2012 10:05 - Vendas do setor devem movimentar R$ 36,57 bi
Durante este ano, o brasileiro deverá gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, sendo que o Sudeste é a região com maior potencial, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz mais de 800 milhões de pares por ano no país e, de 26 a 29 de junho, durante a Francal, em São Paulo, serão mostradas as tendências para o setor.
De acordo com o Pyxis Consumo, os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$ 31,72 bilhões.
Pelo estudo, a classe B, com 24,45% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo, R$ 15,68 bilhões. Em seguida vem a classe C, responsável por 52,38% dos domicílios em área urbana, com R$ 14,63 bilhões.
Ao analisar os gastos por região, o Pyxis Consumo mostra que o Sudeste é a área com maior potencial: 50,40%. Os gastos totais nessa região serão de R$ 18,43 bilhões. O consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06. A seguir, aparece o Nordeste, com 17,60%. O gasto total será de R$ 6,43 bilhões e o per capita anual, de R$ 163,56.
A região Sul está em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo, ou R$ 6,40 bilhões. O consumo per capita anual, no entanto, é o mais alto do país: R$ 272,60. Depois aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões e R$ 2,19 bilhões, respectivamente.
O cruzamenteo de dados de região e classe social mostra que o Sudeste concentra o maior poder aquisitivo em todas as classes sociais. No Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consuno (R$ 3,05 bilhões). O menor poder de consumo da classe D/E será no Centro-Oeste.
O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria