Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/06/2012 09:35 - Liquidação em tempo real

De olho no relógio: loja da cidade de São Paulo anuncia corte nos preços de peças de vestuário como agasalhos ainda no período do inverno. - Luludi/LUZ
O comércio está preocupado e se ressente da queda de rentabilidade que a antecipação, cada vez mais acentuada, das coleções de roupas, sapatos e acessórios provoca nas suas operações, pela necessidade de liquidações também antecipadas, para girar estoque e honrar pagamentos.
 
A dinâmica, apontam alguns lojistas, também dificulta a apresentação continuada, ao longo de cada temporada, de novidades para atrair a clientela. Não se pode dizer que haverá uma rápida solução ao problema, mas alguns lojistas e fabricantes já conversam abertamente sobre o assunto.
 
O varejo e a indústria de calçados, por exemplo, se organizam para estabelecer um calendário de encontros, a partir dos quais possam chegar a um consenso sobre a melhor forma de integrar seus cronogramas. No cenário atual, o varejo do ramo, especialmente o de pequeno porte, se sente pressionado pela dinâmica dos fornecedores e suas coleções cada vez mais antecipadas. Entre as consequências, ratificam, estão a perda de rentabilidade e as liquidações antecipadas – como as que já estão anunciadas neste início de inverno.
 
Exportações – A dinâmica se tornou mais acentuado há cerca de um ano e meio pelo efeito que o câmbio e a crise internacional provocaram nas exportações brasileiras, empurrando o setor produtivo para o mercado interno, analisa Marconi Leonel Matias dos Santos, diretor superintendente da Calçados Itapuã, marca com indústria no Espírito e rede própria de 112 lojas. "A diminuição da exportação adiciona uma competição maior. E uma das variáveis que define a competição é a agilidade", afirmou o diretor.
 
Na manhã de ontem, o executivo mediou debate sobre o tema, durante seminário com fabricantes e lojistas do ramo, aberto com palestra do consultor especialista em varejo, Marcos Gouvêa de Souza (GS&MD) – "Repensando a cadeia de valor do calçado, da indústria ao consumidor". O evento aconteceu no âmbito da 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que termina hoje na Capital paulista, por iniciativa da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).
 
Rentabilidade – A despeito das posições aparentemente antagônicas entre fabricantes e lojistas do setor, Santos interpreta que não há um conflito direto entre as partes e que é preciso aprofundar a discussão, para se trabalhar em conjunto. "A rentabilidade depende de ambos", afirmou.
 
De acordo com as entidades envolvidas na discussão, o seminário de ontem foi o primeiro encontro aberto para tratar do assunto. Francisco Santos, presidente da Couromoda, patrocinadora do seminário, em parceria com a Francal, prometeu uma segunda edição do encontro para janeiro de 2013, durante a feira que ele preside.
 
Agenda – A Abicalçados também anunciou que dará continuidade às discussões, por meio dos sindicatos, em encontros nos polos calçadistas do País. A proposta é estabelecer uma agenda comum à indústria e aos lojistas, afirmou o diretor executivo da entidade, Heitor Klein.
 
Segundo os especialistas, a discussão tem que ser segmentada, conforme o porte do varejo e também para contemplar a dimensão continental do Brasil, com suas demandas regionais. "Não dá para se ter uma posição padrão", disse o mediador Marconi.
 
O presidente da Ablac, Carlos Ajita, compartilha da análise e acrescenta que o problema da antecipação das coleções e das liquidações se acentua nas vendas do período de inverno, com menor tempo para comercialização, na comparação com o verão.
 
No círculo vicioso que se estabeleceu, o lojista se vê obrigado, até pela pressão de grandes concorrentes, a antecipar a exposição dos produtos da temporada seguinte.
 
Na platéia do seminário, a lojista paulistana Adriana Galvão, da Estúdio Ag Shoes, contou que no final de julho de 2011 – em plena comercialização da coleção de inverno – recebeu as encomendas da primavera-verão, compradas entre abril e maio daquele ano. "Se eu guardo para lançar entre setembro e outubro, os grandes varejistas já terão lançado", disse. Na mão inversa, o consumidor deixa de ir à loja se, ao longo da temporada, não encontrar novidades. Além disso, acrescenta Adriana, há a necessidade de se fazer girar o estoque, para pagar o fornecedor. Protelar as compras também é temerário, explica Adriana, por causa da logística de entrega.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>