Geral
29/06/2012 09:15 - Dori terá planta para produtos de amendoins
Empresa transformou armazém cerealista em fábrica com capacidade para 3 mil toneladas/mês.
A Dori Alimentos, indústria 100% nacional, acaba de inaugurar uma fábrica para a produção exclusiva de produtos de amendoins, A Unidade 40, localizada no Distrito Industrial de Marília, fica no interior de São Paulo. Os produtos feitos à base do grão respondem hoje por 24% das vendas líquidas da empresa no país, que esse ano projeta um crescimento de 18% nos resultados, associando atuação no atacado, no segmento do varejo popular, o chamado mercado de preço único, e aumentando a presença no varejo através dos distribuidores Dori, especialmente para amendoim.
A nova unidade terá, inicialmente, um quadro de 200 funcionários, sendo 150 alocados na produção. São 12 mil metros quadrados para a produção exclusiva de 3 mil toneladas mensais de confeitos doces e salgados de amendoim, distribuídos em um layout totalmente horizontal, usando o conceito sustentável de produção limpa, de fluxo contínuo, com o mínimo de geração de resíduos, alta eficiência e total acessibilidade. Esse conceito gera vantagem competitiva operacional, com maior velocidade e flexibilidade, atributos essenciais para que a empresa atenda com eficiência atacado e varejo. Outra novidade é o laboratório montado com os mesmos equipamentos da fábrica, que desenvolverá produtos em escala menor, sem a necessidade de interromper a linha produção. A inovação vai garantir a agilidade no desenvolvimento de novos produtos para apresentação ao mercado e aumento do número de itens comercializados.
A implantação também consumiu investimentos significativos para a aquisição de equipamentos de ponta, tais como seletoras eletrônicas, torrador e secador contínuo, empacotadeiras e um moderno laboratório de análises, para atender a controles com amostragens bem maiores que o especificado por lei. "Já havíamos investido na unidade cerca de R$ 6 milhões e, em 2012, para transformá-la em uma fábrica autônoma e integrada de derivados de amendoim, aplicamos mais R$ 4 milhões. Até 2013, vamos fazer outros aportes, totalizando R$ 15 milhões em investimentos", revela o presidente da empresa, Carlos Barion.
Todo esse investimento se justifica, considerando-se que a Dori é líder de mercado na categoria amendoins, com 22,5% de participação, segundo dados Nielsen de 2009. Some-se a isso o fato de que a empresa de pesquisa audita apenas o varejo e a Dori tem 61% das suas vendas no atacado. Com um orçamento de receitas em 2012 superior a R$ 500 milhões, a empresa produz alimentos à base de amendoim há 30 anos.
Outros investimentos - Com um portfólio atual de aproximadamente 350 itens, a empresa estima fechar o ano com 18% de crescimento. Para atingir as metas previstas para 2012, a Dori deu início a um conjunto de ações que visa aumentar de 36% para 47% a sua participação no varejo, que hoje responde por aproximadamente 25% de suas vendas. O primeiro passo foi investir, ainda em 2011, na construção de uma nova unidade de produção de amendoim, vislumbrando um mercado crescente para essa linha de produto. Disposta a manter a sua vocação para o crescimento, a empresa também reservou R$ 15 milhões no orçamento de 2012, valor destinado à continuidade da ampliação de sua capacidade produtiva e de distribuição.
A busca pelo aumento do market share no varejo contemplou em 2011 a inauguração de um centro de distribuição na cidade de Maceió, com o objetivo de elevar o nível de serviço da empresa nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Com uma área de 1.200 metros quadrados, capacidade de giro de 1.000 pallets e 600 toneladas de produtos/mês, o empreendimento vai elevar a receita da Dori em até R$ 36 milhões na região esse ano.
Do total faturado pela Dori em 2011, R$ 46 milhões foram provenientes de exportações. Atualmente, a empresa exporta para mais de 60 destinos, incluindo todos os países do Mercosul, Austrália, África do Sul, parte da Europa e Estados Unidos. Essa estreita ligação com o mercado internacional obriga a adoção de rigorosos processos de qualidade, pois as linhas de produção são constantemente auditadas para a verificação de conformidade com normas internacionais, a exemplo da BRC - British Retail Consortium, norma global de segurança de alimento, e do FDA - Food and Drug Administration.
Veículo: Diário do Comércio - MG

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