Geral
26/06/2012 11:45 - Sony e Panasonic se unem para produzir nova geração de TVs
Ideia é desenhar estratégia na corrida pela liderança no segmento Oled, sucessora dos modelos LCD, na disputa com as rivais Samsung e LG. Desafio das fabricantes é produzir aparelhos baratos
As produtoras rivais de televisores japonesas Sony e Panasonic anunciaramontem que cooperarão na produção de aparelhos equipados com telas Oled (diodos orgânicos emissores de luz, tecnologia que consome menos energia ), na batalha contra as rivais sul-coreanas Samsung Electronics e LG Electronics pela liderança no mercado de TV de próxima geração.
A corrida pela liderança no segmento de TVs Oled, vistas como sucessoras dos modelos de telas de cristal líquido (LCD), dependerá da produção maciça de telas que permitirá preços que atraiam os consumidores para a nova tecnologia.
Sony e Panasonic anunciaramemcomunicado que desenvolverão tecnologias para fabricar as telas e querem estabelecer um processo de produção em massa em 2013.
A Samsung e LG Electronics exibiram protótipos com telas Oled de 55 polegadas, que devem chegar ao mercado este ano por preço suposto de cerca de US$ 10 mil, ou quatro vezes mais que o custo de um modelo LCD equivalente.
Preço é entrave
Um executivo da LG Display, fabricante de telas planas na qual a LG detém 38% de participação, havia declarado anteriormente à Reuters que um estudo interno indicava que os consumidores começariam a comprar televisores Oled quando seus preços caíssem para os 130% ou 140% de um modelo LCD.
Os embarques de televisores Oled podem atingir 2,1 milhões de unidades em 2015, ante apenas 34 mil este ano, de acordo com o grupo de pesquisa IHS. Sob ataque dos concorrentes sulcoreanos no segmento de TVs LCD, Sony e Panasonic têm chance melhor de concorrer no mercado de modelos de próxima geração caso combinem suas tecnologias e orçamentos.
Perdas em série
Os prejuízos acumulados pela divisão de televisores da Sony chegam a US$ 12 bilhões nos últimos 10 anos.
A Sony foi pioneira da tecnologia Oled, que oferece imagem mais nítida e não requer retroiluminação, vendendo o primeiro modelo Oled em 2007. Mas suspendeu a produção das telas de US$ 2 mil três anos mais tarde, em meio à recessão mundial. A empresa ainda fabrica modelos Oled com preços de até US$ 26 mil, para clientes especiais.
A Panasonic planeja investir cerca de US$ 400 milhões em sua fábrica de Himeji, oeste do Japão, para testar a produção de painéis Oled, informou uma fonte setorial à Reuters no mês passado.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria