Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/06/2012 09:24 - Varejo deve investir pesado no marketing visual

Em tempos de integração e convergência no varejo, quem não investir no visual e nos apelos sensoriais para atrair clientes, tanto da nova classe média como do público AAA, perde a chance de transformar o negócio em uma empreitada de futuro. Esse foi o destaque  da palestra "Visual merchandising – o ambiente de loja como promotor de vendas", ministrada ontem por Manoel Alves Lima, diretor da FAL Design Estratégico para o Varejo, no segundo dia do 12º Brasilshop – Congresso Internacional do Varejo, realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), em São Paulo.

 

Lima, que apresentou cases de clientes como Fototica, Bob's, Tip Top, Pampili, Sony, Havaianas e Claro, entre outros, listou maneiras de como o  varejista deve usar para atrair e encantar cliente, como sustentabilidade, modernidade, conveniência, inspiração e prestígio. Por isso a importância em investir no visual como ferramenta de marketing, inclusive nas redes sociais. "O lojista não anuncia, mas gasta uma 'nota preta' para estar nos melhores pontos e atrair o melhor público para sua vitrine. É um processo que se constrói para melhorar relações com o consumidor, e ajuda a criar valor para seus produtos", disse.

 

O especialista citou lojas da Apple como destaques em inovação e reconfiguração do varejo. "Se tem alguém que poderia abrir mão de lojas físicas seria ela", comentou.

 

Inovação – A loja virtual do Magazine Luiza no Facebook e no Orkut, por exemplo,  permite que consumidores atuem como intermediários na venda de produtos e até ganhem comissão. Este é, segundo Lima,  um caso bem sucedido e inovador de como os varejistas abrem cada vez mais os leques de diversificação para vender e cativar o público.

 

Enquanto o e-commerce é imbatível em conveniência e preço, apontou Lima, lojas físicas são imbatíveis em envolvimento e apelos sensoriais da marca. "Quem não tiver essa concepção de integrar tecnologias vai virar 'dinossauro'".

 

Segundo o especialista, "varejo não é lugar para peixe pequeno": "Em tempos de situação econômica estabilizada e um número maior de consumidores "batendo na porta', a concorrência aumenta e é preciso atender a todos de forma cada vez mais satisfatória e atual".

 

"Cada vez menos 'vender preços' será relevante. A ansiedade por status empurra as pessoas cada vez mais para o consumo. Por isso o varejo terá que trabalhar cada vez melhor, ser mais atrativo, mais comunicativo e apresentar cada vez mais o DNA das marcas para conquistar o cliente", disse.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>