Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/06/2012 08:11 - Vendas de genéricos beneficiam margens

Medicamentos genéricos são, em média, 52,92% mais baratos que os de referência


As vendas de genéricos e não-medicamentos (como produtos de higiene e beleza) vêm crescendo nas farmácias, o que é uma boa notícia para o setor, apontam especialistas. O faturamento com genéricos nas 28 maiores redes de farmácias do país cresceu 26,9% em 2011, alcançando R$ 2,25 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Já as vendas de não-medicamentos chegou a R$ 6,15 bilhões em 2011, aumento 28,6% em relação aos R$ 4,7 bilhões apurados em 2010. Com isso, "as farmácias e drogarias conseguem manter as margens oferecendo um maior mix de produtos aos clientes", afirma o diretor da consultoria Mixxer, especializada em varejo, Eugênio Foganholo.

Segundo pesquisa divulgada pelo Procon-SP na semana passada, os medicamentos genéricos são, em média, 52,92% mais baratos que os de referência. Por terem preços menores, pode-se pensar que os genéricos não seriam atrativos para as drogarias, mas isso não se verifica. Relatório do banco de investimentos Raymond James, assinado pelos analistas Guilherme Assis e Joseph Giordano, estima que os remédios genéricos oferecem margem bruta de 55%, enquanto produtos de marca geram margens em torno de 20%, provendo, portanto, "varejo e distribuidores com um maior lucro bruto por unidade".

Os não-medicamentos representam cerca 30% das vendas das redes ligadas à Abrafarma. Para o presidente da entidade, Sérgio Mena Barreto, grande parte da lucratividade do setor vem desses produtos, já que as empresas atuam em um mercado de "alta competitividade, preços de remédios controlados pelo governo e baixas margens". Como um todo, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 18,9% no Brasil em 2011, com faturamento de R$ 43 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O consultor Eugênio Foganholo vê as farmácias tornando-se cada vez mais uma referência para os consumidores desses tipos de produtos.

Para os analistas do Raymond James, maior penetração de genéricos deve fomentar mais vendas de produtos de higiene e beleza. "Os consumidores vão ter mais renda disponível para comprar à medida que substituem seus remédios de marca por genéricos", diz o relatório "Digging into generics", divulgado na semana passada.

A Raia Drogasil apresentou crescimento em ambos segmentos no primeiro trimestre de 2012. Em comparação ao mesmo período de 2011, a venda de genéricos cresceu 34,5%, com higiene e beleza aumentando 24,6%. O mix total das vendas da empresa é composto por: 44,6% de remédios de marca, 30,7% não-medicamentos, 19,7% por remédios que não precisam de prescrição e 10,8% de genéricos.

A Brazil Pharma também aposta nestes setores. Recentemente, em teleconferência referente aos resultados do primeiro trimestre, o diretor de relações com investidores da companhia, Rodrigo Lobo, afirmou: "O genérico é a forma pela qual trazemos novos clientes para nossas lojas. Por isso somos bastante agressivos nos preços, para que sobre dinheiro no bolso do cliente e ele possa comprar outros produtos nas nossas lojas".



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>