Geral
01/06/2012 09:16 - Varejo conta com nova arma
Branding alia gestão de marca e campanhas de divulgação.
Destacar os diferenciais de uma empresa em um segmento tão competitivo como o de varejo é um grande desafio para profissionais de marketing e de gestão. Um dos caminhos para isso é investir em estratégias de branding para varejo, ou seja, gestão de marca aliada a uma ampla e sólida campanha de divulgação de ofertas e de serviços. Se antes os profissionais de comunicação entendiam que os planejamentos para tanto deviam ser isolados, as novas configurações do mercado consumidor têm mostrado que é possível consolidar a marca mesmo em uma campanha típica de varejo.
Bira Miranda, diretor de planejamento da B1 Comunicação e especialista em marketing para varejo, afirma que quanto mais disputado for o segmento maior é a necessidade de se investir em branding. "As pessoas não compram somente preço. Até aquelas que são muito sensíveis ao preço partem do princípio de que comprarão a melhor marca que sua verba permitir. A propaganda de varejo, de ofertas, se torna mais eficiente quando o cliente tem claro em sua mente os diferenciais tangíveis e intangíveis do produto", diz.
Case - Segundo o especialista, um exemplo de branding para varejo é o posicionamento estratégico que está sendo criado para o Laboratório Geraldo Lustosa. "Mesmo sendo uma empresa do segmento de saúde, com um grande número de restrições legais na divulgação de sua marca e seus serviços, estamos trabalhando em um planejamento amplo, que será agressivo do ponto de vista de oferta dos serviços e suas condições, mas que destaca os valores da marca, sua longevidade no mercado, ações para a comunidade, enfim, materializa atributos positivos de maneira a facilitar a aquisição dos serviços. O esforço é cíclico e infinito, e a venda é impactada pela marca. Quanto mais se vende, mais a marca cresce", avalia.
Para Sérgio Martins, especialista em gestão de marcas e sócio-diretor da Carvalho Martins Comunicação, o processo de branding no varejo envolve tanto ações institucionais quanto voltadas para a venda de produtos. "Tudo é varejo e varejo também é serviço, ou seja, não é possível apenas vender o produto. Os consumidores anseiam por bom atendimento e serviços agregados. Se você vai até uma drogaria, quer ter estacionamento, atendimento de qualidade, entregas pontuais. Mesmo com produtos de qualidade e preços baixos, se algo nesse sistema de atendimento falhar o consumidor ficará insatisfeito. Os gestores de comunicação devem levar este sistema em consideração ao trabalhar a marca e criar ações que ao mesmo tempo vendam o produto e coloquem em evidência os valores da marca", analisa.
As empresas devem também tomar cuidado com campanhas institucionais, pois podem acabar fazendo propaganda para todo um segmento ou, até mesmo, para o concorrente. "As campanhas institucionais são indicadas para objetivos específicos, como de reposicionamento de mercado, mudança de segmentos ou outras mudanças que tenham impacto no consumidor", finaliza o gestor de marcas.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria