Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/05/2012 09:55 - Cambuci reposiciona Penalty e cresce 28%

O reposicionamento da marca Penalty em um nicho mais sofisticado do setor de artigos esportivos impulsionou um avanço de 28% na receita da Cambuci, para R$ 71,2 milhões no primeiro trimestre em relação a um ano antes. Daqui para frente, o desafio da companhia é ampliar a sua eficiência. Isso passa por melhoria de processos industriais, controle de despesas operacionais e alongamento da sua dívida, que atingiu pico histórico de R$ 118 milhões em março.

Listada no segmento tradicional da bolsa desde de 1984, a Cambuci é uma empresa familiar fabricante das marcas Penalty e Stadium, de vestuário, calçados e equipamentos para o segmento esportivo. Cerca de 60% do seu capital está nas mãos da família Estefano. Mais de 80% do restante das ações em circulação no mercado pertence a fundos estrangeiros. Na bolsa, a Cambuci vale R$ 86,8 milhões, pouco mais de duas vezes o seu patrimônio líquido.

A companhia vinha de sucessivos prejuízos desde 2000 até a sua inclusão no Programa de Recuperação Fiscal (Refis), em 2009. De lá pra cá, está no azul.

Roberto Estefano, presidente da Cambuci, explica que ano passado a empresa precisou se endividar para fazer os investimentos necessários para reestruturar a marca Penalty e posicioná- la no segmento voltado para as classes A e B. A Stadium permanece com foco nas classes C, D e E. "Onde a Stadium não atende mais é onde começa o mercado da Penalty", explica.

O resultado da nova estratégia foi um aumento de cerca de 15% nos preços dos produtos Penalty em um ano, o que impulsionou o avanço de 12,5% na receita, para R$ 278,8 milhões em 2011, em relação a 2010. "Houve também um crescimento do volume", diz.

No entanto, o crescimento de despesas com marketing e reestruturação da cadeia de fornecimentos, além da piora do resultado financeiro, pesaram sobre a performance na última linha. No ano passado, o lucro líquido ficou em R$ 6,7 milhões, em queda de 29,2%, em relação a 2010.

No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido avançou em ritmo abaixo do salto em receita. Com relação ao mesmo período de 2011, cresceu 10, 2%, para R$ 1,1 milhão, pressionado por uma maior despesa financeira.

Segundo Estefano, uma das prioridades da companhia este ano é alongar a sua dívida de curto prazo (R$ 58,2 milhões). "Estamos em fase final de aprovação de um financiamento [de R$ 10 milhões] com BNDES", conta.

A companhia visa investir os recursos com objetivo de manter a alta de 1,5 ponto percentual, para 45,6%, na sua margem bruta do trimestre. A melhora do indicador foi resultado não só aumento do preços, mas também da aplicação de processos fabris mais eficientes, após investimento de R$ 15 milhões em 2011.

A ideia, diz Estefano, é acelerar o lançamento de peças com maior valor agregado pela tecnologia e dar um passo à frente da concorrência com os importados. "Não dá para se esconder atrás de antidumping", comenta o empresário.

No próximo mês, por exemplo, a Cambuci deve começar a venda de dois calçados considerados inovadores por Estefano: um de futsal sem costura e uma chuteira de característica mais leve (com 180 gramas), ambos da marca Penalty.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>