Geral
15/05/2012 09:50 - Juro menor não alavanca vendas no Dia das Mães
Vendas crescem 7,3% em relação a 2011, segundo Serasa, quando a expansão foi de 12,4%; outras duas pesquisas confirmam tendência moderada de alta
As vendas do comércio por ocasião do Dia das Mães deste ano cresceram em relação às da mesma data de 2011, porém num ritmo bem menor, apontam três pesquisas feitas por entidades diferentes e divulgadas ontem. Isso significa que o movimento de corte de juros, liderado pelos bancos do governo, está provocando um recuperação moderada no ritmo de atividade.
Os varejistas esperam que o crescimento deslanche a partir do mês que vem, com o Dia dos Namorados, e ganhe fôlego no segundo semestre, cuja base de comparação é mais fraca.
Levantamento nacional feito pela Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras, revela que as vendas no varejo na semana do Dia das Mães cresceram 7,3% em relação à mesma semana do ano passado. Em 2011, as vendas do Dia das Mães tinham aumentado 12,4% na comparação anual.
"O resultado ficou dentro das expectativas", afirma o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. Ele observa que o impacto da redução dos juros está sendo maior sobre a renegociação das dívidas em atraso do que sobre o consumo. "Os índices de endividamento e de inadimplência estão elevados e, mesmo com promoção, o consumidor está preferindo renegociar as dívidas em atraso primeiro", diz ele. De toda forma, o economista ressalta que já houve alguma aceleração no ritmo de crescimento do consumo em relação à Páscoa, quando a variação havia sido de 5,6%.
Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também aponta para a mesma direção, porém com números diferentes. Na semana do Dia das Mães deste ano, as consultas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aumentaram 4,04% em relação a igual período de 2011. No ano passado, o acréscimo havia sido de 6,53%.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizaro Junior, o resultado, ainda que abaixo da expectativa, mostra que a demanda interna começa a responder ao estímulo de corte dos juros.
Dados da Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), confirma os resultados das duas outras pesquisas. Na semana do Dia das Mães, o número de consultas para compras no crediário na cidade de São Paulo foi 5,7% maior que as da mesma semana no ano passado. A diferença é que em 2011 a taxa de crescimento anual tinha sido bem maior, de 7,9%.
"As vendas deram uma reagida e o resultado foi bom dentro do contexto internacional", pondera o economista da ACSP, Emílio Alfieri. Ele ressalta que o desempenho atendeu às expectativas, que eram de alta de 4% a 5% sobre as vendas do ano anterior.
"A nossa venda ficou dentro do esperado pela empresa e foi superior à média divulgada por setores do varejo", afirma o diretor de vendas de Lojas Colombo, César Siqueira Anderson. A rede, especializada em móveis e eletrônicos, faturou neste Dia das Mães 10,6% mais do que na mesma data do ano passado.
Veículo: O Estado de S. Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria