Geral
08/05/2012 09:19 - Genéricos batem recorde e podem ter 30% do mercado
O primeiro trimestre de 2012 marcou um novo recorde para as vendas de medicamentos genéricos no Brasil, que atingiram 25,4% de participação no mercado, sem perspectiva de retração nesse desempenho. Segundo o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti, é possível que até o fim de 2012 os genéricos já representem 30% das vendas de remédios no país.
“O que vemos é que depois de 10 anos o mercado continua robusto e com expectativa de mais crescimento, tanto em razão dos produtos que já estão à venda há alguns anos, quanto puxado pelos que têm sido lan- çados atualmente”, afirma Finotti. “Assim mais e mais brasileiros passam a ter acesso a medicamentos”.
De acordo com a Pró Genéricos, em 2011 começaram a chegar às farmácias brasileiras 20 novos genéricos, com custo no mínimo 30% inferior aos seus respectivos medicamentos de referência e que, por sua vez, também contribuem para a redução de custos até mesmo dos remédios de referência. E o Brasil ainda tem espaço para muito mais crescimento dos genéricos.
Conforme acrescenta Antonio Britto, presidente da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), há países em que esses medicamentos representam entre 40% e 50% do mercado. “No Brasil esse fenômeno ainda é recente, mas a tendência é que ele amadureça de maneira que tenhamos uma divisão entre os genéricos, os de referência e os similares”, diz. Justamente por isso, segundo Britto, é natural que o mercado absorva os ciclos dos medicamentos — lançados como de referência e que depois passam a ser oferecidos como genéricos.
“É natural também que nós tenhamos os laboratórios produtores dos medicamentos de referência liderando a fabricação de genéricos”, acrescenta Britto. Os dados da Interfarma apontam que seus associados (representados pelas maiores indústrias farmacêuticas em atuação no Brasil), respondem por 41% da produção de genéricos.
Não à toa, a EMS Pharma detinha, no fim do ano passado, 7,77% de participação no mercado de medicamentos brasileiro sozinha, com vendas que chegavam a US$ 2 bilhões. A Medley, segunda do ranking , tinha 7,11% de participação em dezembro de 2011, com soma das vendas de US$ 1,8 bilhão. Excluindo a participação dos genéricos do total da indústria, a evolução do mercado foi de cerca de 6%, em unidades vendidas no trimestre, segundo dados da Pró Genéricos. A entidade calcula que os brasileiros já tenham economizado R$ 26,7 bilhões desde que esses medicamentos chegaram ao mercado, em 2001.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria