Geral
08/05/2012 08:50 - A vez das classes D e E
Atual queridinha do setor supermercadista, a nova classe média vai dividir a atenção com as camadas D e E, cuja inserção no mercado consumidor promete encher carrinhos de compra em 2012. Se o cenário era bom renda em ascensão e desemprego batendo no chão , deve ficar ainda melhor, apontam os números apresentados ontem, na abertura da Apas 2012 - 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, o maior evento do setor no mundo.
– A renda e o modo de vida do consumidor estão trazendo uma revolução – afirmou João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), entidade organizadora.
Ele resumiu o momento: se a classe C está indo às compras, os consumidores das camadas D e E estão experimentando produtos, especialmente os de marcas líderes, os chamados mainstream no jargão do mercado. Esta pequena, mas significativa mudança de comportamento já tem surtido efeito nos fornecedores, explicou o diretor de economia da Apas, Martinho Paiva Moreira. E ela já é visível nas gôndolas dos supermercados: houve uma profusão de embalagens menores, feitas sob medida para caber no orçamento dos consumidores D e E.
Foram lançados 19,6 mil produtos em 2011
Pesquisa da consultoria Nielsen publicada em março traduziu o comportamento apontando que esta fatia da população não compra o produto de menor preço, mas o de menor desembolso – a ideia de que menos é mais se o item tiver qualidade. Um exemplo clássico são as embalagens de sabão em pó de 500g. Fabricantes de biscoitos, iogurtes funcionais e bebidas estão adotando a mesma estratégia.
O raio X do setor apresentado ontem mostra que foram lançados 19,6 mil produtos em 2011, 24% a mais do que no ano anterior, e que as categorias de produtos que estão crescendo estão ligadas a quatro fatores: são práticos, sofisticados, fazem bem ou entram no que o mercado chama de indulgência (que se enquadram na a ideia do “eu mereço”).
Veículo: Jornal de Santa Catarina

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria