Geral
02/05/2012 10:56 - A modernização da antiga Granado
Companhia centenária investe em imagem retrô para conquistar clientes sem perder os antigos
Velha conhecida de consumidores de todas as idades, a Granado, fabricante de produtos de higiene e beleza, viu suas vendas praticamente estagnarem há quase oito anos. “As linhas mais tradicionais até mantinham boas vendas, mas os outros produtos não deslanchavam”, afirma Sissi Freeman, diretora de marketing da Granado.
Fundada em 1870, no Rio de Janeiro, a empresa havia tentado modernizar sua imagem, com novas embalagens e logotipo. “Rejuvenescer a marca é um dos maiores desafios para empresas muito tradicionais”, diz José Roberto Martins, da consultoria Global Brands.
No caso da Granado, ao invés de conquistar novos consumidores, as mudanças afastaram os antigos clientes, que não conseguiam reconhecer o produto”. Para reformular a marca, a Granado contratou um escritório americano, que orientou a empresa a valorizar mais sua imagem tradicional. “Tínhamos nas mãos uma marca centenária, mas não transmitíamos essa imagem”, afirma Sissi.
Depois da reformulação, o antigo logotipo foi retomado e as embalagens, mesmo lembrando as utilizadas no início da empresa, ganharam cores chamativas. A reformulação começou pelo seu item mais tradicional, o polvilho antisséptico e, por conta dos bons resultados, logo foi estendida aos demais produtos. “Também compramos a Phebo, de sabonetes, outra marca muito tradicional”, diz Sissi. Na Phebo, a mesma estratégia de modernizar o produto mantendo o ar retrô foi usada.
A mudança da marca incentivou os executivos da Granado a investirem em novas áreas. A empresa abriu 12 lojas próprias, em sete estados, e planeja mais uma, em Campinas (SP), ainda este ano. “Nossas lojas lembram as perfumarias de antigamente”, afirma Sissi. Uma operação virtual também foi estruturada para quem mora longe das lojas físicas.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria