Geral
02/05/2012 10:55 - Depois de abandonada, Forno de Minas renasce das cinzas
Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos
Quando, há três anos, readquirama fabricante de pão de queijo Forno de Minas, que havia sido comprada em1999 pela multinacional americana General Mills, os antigos donos da empresa, Hélder Mendonça, Dalva Mendonça e Vicente Camiloti, tiveram que voltar a construir a marca praticamente do zero. “Os americanos resolveram tirar o nome do mercado e isso afetou a imagem da empresa”, afirma Camiloti, diretor comercial da empresa.
A primeira ação para reconquistar os antigos clientes foi voltar a fabricar o produto com a mesma receita utilizada na década de 90. Ao assumir o negócio, a General Mills alterou a fórmula e reduziu a quantidade de queijo. “Procuramos manter a tradição de fazer o produto em escala industrial, mas com sabor caseiro”, afirma Mendonça, presidente da Forno de Minas.
Depois de reestruturar a equipe comercial para reconquistar os antigos clientes, a Forno de Minas passou a investir no lançamento de novos produtos. Entre 2009 e este ano, o total investido em novas linhas será de R$ 40 milhões, resultando em itens como folhados e de empadas congeladas, que devem representar 20% das vendas da empresa em 2012.
Na estratégia para retomar o mercado abandonado com o fim da marca, a maior dificuldade não foi conquistar o cliente final, que ainda tinha boas lembranças do produto. Voltar ao setor de food service é que acabou se transformando no maior desafio. “O sumiço repentino do produto prejudicou nossa relação com os donos de bares e restaurante e demoramos para retomar a confiança”, afirma Camiloti.
Para reconquistá-lo, a empresa teve que adotar uma estratégia adotada no período em que o comando ficou nas mãos de americanos: a redução de preços. “Tivemos que aprender a conciliar nossa receita com os preços menores”, diz Camiloti
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria