Geral
30/04/2012 07:18 - Anvisa é alvo de críticas por abrigar exposição patrocinada
Mostra com infográficos sobre obesidade tem o apoio da Coca-Cola
Uma nota publicada anteontem no site do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que assessora a Presidência da República, critica a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por abrigar em sua sede a mostra "Emagrece Brasil! A Obesidade pelo Olhar da Infografia", que tem o patrocínio da Coca-Cola.
A nota é assinada pela Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, que agrega entidades ligadas à saúde pública e aos direitos da criança e do consumidor.
"Ao abrir suas portas para essa exposição e incluir na programação da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional campanha cujo patrocínio exclusivo é de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, a Anvisa adota práticas condenadas na área da saúde, evidenciando um flagrante conflito de interesses", diz trecho da nota.
A agência diz que apoia o conteúdo da exposição, realizada pelas revistas "Boa Forma" e "Saúde", da "Abril Mídia", e que leva o selo de apoio do governo federal.
A mostra de 32 infográficos sobre absorção de alimentos e problemas da obesidade, entre outros, foi aberta na terça e segue até 25 de maio.
Além da crítica ao patrocínio da Coca-Cola, a nota rejeita a "mensagem da campanha", "de que você pode comer tudo o que quiser, sendo suficiente 'contar' as calorias", e o apoio do governo.
Nota assinada pela diretora do núcleo Saúde da Abril, Marcia Neder, informa que as as revistas "têm enorme orgulho do movimento 'Emagrece, Brasil!', criado para informar a população sobre os alarmantes índices de obesidade no país". Diz que "as críticas do Consea contêm graves equívocos" e que a Abril está em contato com o conselho para esclarecer os pontos.
A Coca-Cola afirmou que não iria comentar o caso.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria