Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/04/2012 11:36 - IPI menor impulsiona resultado da Whirlpool

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca teve impacto positivo nos números da Whirlpool no primeiro trimestre. Segundo Armando Valle, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da empresa na América Latina, o volume de produção de fogões, geladeiras e lavadoras de roupa no Brasil subiu de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os três produtos são os mais importantes nas operações da multinacional no país.

Ontem, durante divulgação de seu balanço mundial, o benefício fiscal concedido pelo governo brasileiro foi apontado pelo CEO da Whirlpool, Jeff Fettig, como um dos impulsionadores das vendas na América Latina no ano. "Em parte pela continuação do programa de benefícios fiscais no Brasil, combinado com um desempenho forte da economia no país, após um primeiro trimestre muito bom, nós vemos a demanda em alta e próxima ao topo das previsões de 5% para o ano para a América Latina", disse Fetting.

Em março, o governo prorrogou a redução do IPI sobre os eletrodomésticos da linha branca até o fim de junho. Pela medida, a alíquota sobre fogões, antes de 4%, foi zerada. O imposto sobre geladeiras caiu de 15% para 5% e sobre máquinas de lavar, de 20% para 10%. A medida faz parte do pacote de estímulos à economia nacional.

A América Latina é o segundo maior mercado da Whirpool, depois dos Estados Unidos, e foi a única região a apresentar alta de vendas no primeiro trimestre. O aumento foi de 3%, para US$ 1,3 bilhão. A receita global da companhia recuou 1,2% no período, para US$ 4,3 bilhões. As vendas caíram 1% na América do Norte; 8% na região que engloba Europa, Oriente Médio e África; e outros 3% na Ásia. O lucro líquido da multinacional caiu 46%, para US$ 92 milhões.

Durante a conferência de resultados, Jeff Fettig explicou que a companhia decidiu deixar de vender algumas versões de fornos de micro-ondas e aspiradores de pó na América Latina como uma das medidas tomadas para aumentar a rentabilidade. No Brasil, a companhia não vai concorrer nos mercados de micro-ondas pequenos, de menos de 22 litros, e de aparelhos de ar-condicionado de baixa eficiência energética, por causa da concorrência dos importados. "A pressão do ar-condicionado da China preocupa", disse ao Valor Armando Valle.

Mas, apesar do impulso proporcionado pela redução do IPI, o desempenho da Whirlpool na América Latina foi afetado de maneira negativa pelo aumento do custo de matérias-primas e pelo menor número de compensações fiscais no período. "As condições favoráveis de preço, mix e iniciativas constantes de produtividade foram parcialmente afetadas por condições desfavoráveis de câmbio, menor reconhecimento de créditos fiscais e aumento nos preços de matérias-primas", informou a empresa no comunicado global.

A Whirlpool lançou três produtos no mercado latino-americano no trimestre, sendo duas variações de máquinas de lavar Brastemp e um aspirador para pelos de animais da marca Consul. A empresa também inaugurou um centro de pesquisa para lava-louças em Rio Claro, no interior de São Paulo.

A Whirlpool emprega 68 mil pessoas ao redor do mundo, sendo 14 mil no Brasil. Em 2011, as vendas globais a companhia superaram US$ 19 bilhões.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>