Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/04/2012 10:35 - Disposição para presentear as mães

Os consumidores de Belo Horizonte estão mais dispostos a presentear as mães este ano. Pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) revelou que 86% dos entrevistados pretende comprar presentes para comemorar o Dia das Mães, contra 68% de 2011. Entretanto, o tíquete médio deve ser menor. A maioria, 42%, deve gastar entre R$ 50 e R$ 100, enquanto os que estão dispostos a desembolsar um valor superior somam 27%, ante 45%, do exercício anterior.

Para a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio-MG, Silvânia de Araújo, o endividamento, em decorrência do crédito facilitado, começa a impulsionar o consumidor a pisar o pé no freio e ir em busca das promoções e dos descontos.

"O apelo da data é muito forte e a população continua confiante no atual cenário econômico, o que justifica o alto índice de intenção de compra. Todavia, as pessoas querem evitar a contração de débitos muito altos, por já estarem com o orçamento comprometido", esclarece. Os que não pretendem presentear, 14%, citaram o endividamento como principal motivo.

As roupas lideram a lista de intenções de compra, com 39%. Depois, aparecem os perfumes, com 15,5%, e os artigos de decoração, 9,5%. Os esforços do governo federal para estimular a saída de móveis e produtos de Linha Branca, parecem não ter funcionado na capital mineira. O estudo mostra que, a maioria, 84%, não pretende adquirir esses produtos, mesmo com a redução na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para não perder venda, os comerciantes devem investir em promoções, preços mais baixos e condições de pagamento facilitadas. Mas, Silvânia de Araújo enfatiza também a necessidade de se atentar para uma vitrine atrativa, estratégias de marketing com foco na data e em um bom atendimento. Os preços altos e o mau atendimento são os dois fatores que mais desestimulam o cliente a recorrer ao comércio no período que antecede o Dia das Mães, com 45% e 32% das respostas, respectivamente.

Comodidade - A pesquisa indica que os shopping centers convencionais devem concentrar maior quantidade de consumidores, pois 42% afirmaram preferir os grandes centros de compra para satisfazer suas necessidades de consumo. Portanto, a fim de conseguir atrair uma parcela significativa de clientes, o comércio de rua e as lojas de bairro devem estabelecer canais diretos de comunicação com o comprador, cada vez mais preocupados com sua comodidade, conforme a economista.

A forma de pagamento preferida continua sendo o cartão de crédito, parcelado, com 54% da preferência, seguido pelo pagamento à vista, com dinheiro, 38% e o cartão de débito, 7%. A Fecomércio-MG entrevistou 400 pessoas, de todas as regiões de Belo Horizonte, entre os dias 11 e 16 de abril.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>