Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/04/2012 09:58 - Indústria de CDs ainda sobrevive no mercado

Era uma vez uma indústria brasileira que rendia até R$ 1,3 bilhão por ano, não tinha concorrentes e deitava e rolava sobre seus louros. Vieram os piratas e trouxeram dias de crise, pessimismo e ameaças de extinção. Uma década depois, ainda que o faturamento chegue a apenas 20% do que já foi, não é mais assim que a banda toca.

Em harmonia com o momento de estabilização do mercado mundial, propulsionado pelas vendas digitais e pela diminuição da queda do formato físico, as palavras de otimismo ressoam nas gravadoras em atividade por aqui.

A reportagem ouviu a Sony, a Universal e a Som Livre, três das cinco maiores (nem EMI nem Warner quiseram se pronunciar), além da Biscoito Fino, destaque entre as independentes. Em todas, o clima agora é de "o pior já passou".

Os motivos: os três anos de estabilidade nas vendas de CDs, o contínuo crescimento nas de DVDs e Blu-Rays, de 790% desde 2000, e a confirmação da força do iTunes. A loja brasileira, instalada em dezembro, já superou o resultado mensal da espanhola (no ar desde 2004) e da mexicana (desde 2009).

O golpe foi sentido de 2000 para 2001, com o surgimento do Napster e a disseminação da segunda geração dos sistemas de compartilhamento de música pela internet. Fábricas fecharam, lojas sucumbiram. Acabaram-se as grandes festas de lançamento, as convenções superproduzidas, os presentes caros aos artistas e os adiantamentos milionários, concedidos na certeza do retorno de vendas.

Curiosamente, os prognósticos em 2001 eram de crescimento de 12% até 2004. Acreditava-se que a crise seria passageira. Pois o R$ 1,3 bilhão de 1997, repetido no ano seguinte e alavancando pelo axé, sertanejo, pagode e pop, chegou a R$ 998 milhões em 2001 (hoje são R$ 373,2 milhões). A posição do Brasil no ranking mundial foi caindo do 5º lugar até o 12º.

As demissões devastaram metade das companhias. Os departamentos foram enxugados ao limite. Os promotores que se espalhavam pelos estados vendendo artistas para rádios, TVs e atacadistas foram os primeiros a cair. O Norte e o Nordeste, assolados talvez irreversivelmente pela pirataria, foram abandonados à própria sorte.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>