Geral
19/04/2012 09:57 - A marca como sinônimo de produto
Diariamente convivemos com várias marcas que viraram sinônimo de um determinado tipo de produto. A marca em si não é mais comprada, mas sim um produto – mesmo de outra marca – chamando-o pelo nome da marca, como é o caso do Chiclete (goma de mascar), do Bombril (lã de aço), Gillette (lâmina de barbear), Xerox (cópia), Durex (fita adesiva), Pirex (refratário de vidro). E não é difícil pensar em uma lista de produtos do dia a dia cujas marcas se tornaram mais populares que a denominação do produto em si. A marca passa a ser o próprio produto. Ela é um símbolo que identifica e transmite um valor de quem a inventa. Registrar e saber o valor do produto é fundamental para uma empresa.
O caso mais recente é o da marca registrada pela Kawasaki, o Jet-Ski. A empresa enviou comunicado à imprensa pelo uso equivocado da marca ao se referir a uma “moto aquática” envolvida em acidentes. Há inúmeras marcas que investem alto em propaganda e ações para aproximar o consumidor de seu produto ou serviço. O que é feito, na verdade, é criar um vínculo emocional com o cliente que desperte a sua fidelidade. Para atingir seus consumidores desta forma, existem companhias que buscam gerar contato maior e direto entre a marca e o seu público-alvo. O principal processo para isso é criar uma conexão e conhecer primeiro os valores e até mesmo o pensamento do cliente. Exemplo claro disso é o que acontece com as estratégias utilizadas para conquistar o público infantil. As crianças são as mais atingidas e também recíprocas com uma marca. Estar sempre em primeiro lugar na mente do consumidor faz parte das estratégias de marketing destas marcas desde seu lançamento. Hoje, porém, é cada vez mais difícil ver o surgimento delas no mercado mundial devido à grande variedade de produtos e opções nas prateleiras.
Veículo: Jornal do Comércio - RS

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria