Geral
12/04/2012 08:23 - Dia das Mães com vendas fracas
O Dia das Mães e o Dia dos Namorados terão vendas abaixo do esperado neste ano, avalia o presidente do conselho do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), Claudio Felisoni de Angelo. Segundo ele, é necessário ampliar iniciativas que estimulem o consumo para que os brasileiros aumentem o volume de compras.
"As condições de consumo são favoráveis, mas indústria, governo e consumidores não estão preparados para isso. Sem preparo, o consumidor compra e para, compra e para, o que faz as pesquisas apontarem para picos de alta, seguidos de estabilidade nas vendas", disse.
Claudio Felisoni acredita que o governo terá de lançar medidas adicionais de incentivo ao consumo para que as vendas retomem um patamar melhor. "Precisamos de mudanças estruturais mais amplas, o que o governo tem feito é dar apenas algumas condições melhores. Mas não soluciona problemas", acredita.
De acordo com Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo divulgada ontem pelo Provar, a inadimplência deve atingir o maior pico em maio desde o final de 2009. A estimativa é de que no mês que vem a inadimplência atinja 8,1%. Já em junho, espera-se uma leve redução para 7,9%.
" recomendado que sejam viabilizadas ações para incentivar o consumo pois há uma retração significativa das vendas até o final do primeiro semestre, quando a inadimplência deverá manifestar sinais de arrefecimento", disse Felisoni. Segundo ele, o varejo se tornou mais cuidadoso na hora de conceder crédito para evitar a inadimplência. "Os bancos querem financiar, mas a inadimplência crescente inibe o aumento de concessões", avalia.
A intenção de utilização de crédito para compra de automóveis, por exemplo, caiu de 93,6% no primeiro trimestre para 78,6% no segundo. No começo do segundo trimestre de 2011, a intenção de financiamento de veículos era de 87,1%, de acordo com pesquisa do Provar. Outro setor que mostrou forte retração nas intenções de crédito foi o varejo de material de construção, para 60%, ante 75,5% no primeiro trimestre. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria