Geral
11/04/2012 11:06 - Meta da WPP é crescer 11% no Brasil neste ano
Considerado um dos executivos mais importantes do mercado publicitário no mundo, o executivo Martin Sorrell, presidente do grupo de comunicação britânico WPP (controlador de três das cinco maiores agências de propaganda do Brasil), tem hoje nas mãos algumas projeções que colocam o país numa nova posição dentro do mapa de operações da companhia no mundo.
Ao Valor, Sorrell diz que os negócios do WPP no país - onde controla as agências JWT, Young & Rubicam e Ogilvy & Mather - devem faturar cerca de US$ 800 milhões neste ano. O valor está 11% acima dos US$ 720 milhões registrados em 2011. O montante do ano passado equivale a 4,5% do faturamento global do WPP, que atingiu US$ 16 bilhões em 2011, alta de 7,4%. O WPP é a maior holding de comunicação do mundo, seguido de Omnicom e Publicis.
Se manter esse ritmo de crescimento, é possível que a operação da companhia no Brasil - atualmente o país está na sexta colocação - passe a França em dois anos, calcula o executivo, e fique no grupo dos cinco países principais em termos de vendas. "Tentamos não falar tanto em prazos, mas pensamos que isso poderá acontecer em 2014", diz ele. Há 36 empresas de diferentes negócios do grupo instaladas em São Paulo, incluindo TNS Interscience, Ibope Media e Millward Brown.
Com base nas projeções, as primeiras colocações no ranking em 2012 devem ser ocupadas por Estados Unidos, com estimativa de receita em US$ 5,5 bilhões, Reino Unido (US$ 2,5 bilhões) China (US$ 1,25 bilhão) Alemanha (US$ 1,15 bilhão) e França (US$ 900 milhões). Em outubro, Sorrel disse esperar que a China supere o Reino Unido em dois ou três anos.
Bem humorado - Sorrell contou piadas e chegou a dar uma irônica cutucada na concorrência -, o executivo fala em oportunidade única de crescimento no Brasil e comenta decisões "desesperadas tomadas por pessoas" para ganhar espaço no mercado local.
"Nós estamos na década da América Latina. E isso em grande parte tem a ver com o Brasil. Dentro de nossas prioridades hoje, Brasil e China lideram esse grupo, um ao lado do outro", diz ele, durante entrevista em hotel na zona sul da capital paulista. Porém, ele entende que, para crescer, é preciso avaliar com cautela ativos para eventuais compra. Há informações circulando no mercado de que o WPP tem interesse na aquisição de agências locais de mídia digital.
"Nós olhamos [negócios], mas nesse momento estamos com foco no crescimento orgânico, inclusive no Brasil. Nem sempre é fácil achar bons negócios com escala e é possível crescer, de forma forte, de maneira orgânica", diz ele. Em outro momento, explica: "O que existem algumas vezes são negócios caros e talvez eles só estejam caros porque as pessoas estão desesperadas. E você sabe o que quero dizer", disse ele, com leve tom irônico.
Nos últimos anos, WPP e o rival Publicis fizeram aquisições de peso no país. O Publicis controla DPZ e Talent e é comandado por Maurice Lévy, que tem avançado de forma mais agressiva. Lévy e Sorrell são os principais CEOs desse mercado no mundo e, num passado recente, chegaram a trocar farpas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria