Geral
10/04/2012 08:40 - Dia das Mães já envolve a indústria e o comércio
Data é estratégica para receita dos setores.
A pouco mais de um mês para o Dia das Mães, empresários de Belo Horizonte e Região Metropolitana esperam manter o alto desempenho nas vendas, registrado nos três primeiros meses deste ano, com a procura de presentes para a data que, depois do Natal, é considerada a mais importante para o comércio. Os lojistas preparam-se para fazer a busca por clientes que possam tornar-se potenciais compradores, garantindo variedade de preços e produtos.
"Aqui os pedidos para a data começaram em janeiro", comemora o diretor comercial da fábrica de calçados Spatifilus, Gilson Geraldo Xavier de Oliveira. Segundo ele, no período, a comercialização aumenta em aproximadamente 50% em relação ao volume registrado nos meses tradicionais do ano.
O aumento é atribuído ao processo de retomada da economia, com as últimas medidas do governo federal, que, de acordo com ele, criam expectativa para o consumidor final. "Mesmo países como a China estão reduzindo o PIB para 7,5% ante os 9,2% do ano passado. O Brasil é o único que reúne condições para responder à recaída da crise internacional, pois entre outras coisas tem mercado interno dinâmico, com geração de emprego e renda", argumenta.
Com base nas primeiras encomendas, ele projeta expansão de 8% na comercialização até meados de maio, em relação ao mesmo período do ano passado. "Sabemos que haverá incremento. No entanto, acreditamos que ele ocorrerá de forma modesta, uma vez que nem todos os lojistas estão formando grandes estoques. Além disso, estamos trabalhando com uma base de comparação forte", explicou o diretor da empresa.
No que se refere à diversificação dos produtos, Oliveira explicou que a Spatifilus possui uma variedade já formatada, que se adequa a cada coleção. A linha relacionada ao inverno, por exemplo, inclui botas de canos mais curtos, além de sapatos.
Na K9, rede com oito lojas espalhadas por shoppings da Capital, especializada em confecção de roupas, calçados, bolsas e bijuterias, os pedidos para a data começaram a chegar em fevereiro deste ano, juntamente com as encomendas da coleção outono/inverno. E parte deles já foi entregue. No entanto, de acordo com o diretor de Vendas Anderson Borges, eles estão bem acima em relação aos recebidos em igual época do ano passado.
"Desde outubro, tivemos um crescimento de 15%. Nossa expectativa é de que as encomendas aumentem com a aproximação da data, já que o consumo está intenso e as empresas que deixaram as compras para a última hora logo precisarão fazer novos pedidos", justificou. No que se refere à variedade de produtos, ele informou que a cada coleção a K9 aumenta o mix em cerca de 20%.
Segundo ele, o Dia das Mães é a principal data para a empresa, ficando à frente, inclusive, do Natal, já que no mês de maio são vendidos produtos com maior valor agregado, enquanto que no fim do ano as mercadorias possuem menor preço. Assim, conforme Borges, a expectativa é de que as vendas cresçam pelo menos 15% na comparação com igual período do ano passado. Já a produção subiu na mesma proporção (15%), na mesma base de comparação.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria