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04/04/2012 07:43 - Ovo de Páscoa de 750g lidera reajuste em SP

Os ovos de Páscoa maiores, muitas vezes os mais cobiçados pelos consumidores, foram os que tiveram maior variação nos preços na cidade de São Paulo. Os produtos com 750 gramas estão com os preços 14,51% maiores neste ano, custando em média R$ 43,97 - em 2011 a média era de R$ 38,40. A pesquisa foi divulgada ontem pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas.

De maneira geral, os preços desses produtos estão 11,96% mais caros na Capital, o que pode ser refletido no Grande ABC, devido à proximidade geográfica. O açúcar foi o principal fator que impulsionou o preço dos ovos nesta Páscoa. "Enquanto a cotação do cacau ficou estável, o açúcar foi o insumo que mais subiu", pontua o diretor da Chocolândia, Osvaldo Nunes. A rede espera vender 4.000 toneladas de chocolate. A filial andreense ficará aberta 24 horas até o dia 5.

A variação do preço do chocolate sazonal foi mais de duas vezes superior ao IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor), que está em 5,47% - referente ao período de abril de 2011 a março. No País, o aumento médio dos produtos foi de 8,96%.

TAMANHOS - Os ovos de chocolate com 50 g tiveram reajuste de 10,36%, sendo encontrados por R$ 4,90, em média. Os de 150 g, aumentaram 13,78% (R$ 15,52); os com tamanho de 250 g, subiram 13,9% (R$ 21,79).

Os ovos com 350 g tiveram o menor reajuste, de 8%, e preço médio em São Paulo é de R$ 31,18. Por fim, o produto com peso de 500 g subiu 11,18%, vendido em média por R$ 40,17.

DICA - Para o Ibre, a alta nos preços não atrapalha a procura dos consumidores pelo produto. Por isso, os interessados em driblar esse aumento não devem abrir mão de uma detalhada pesquisa de preços.

O instituto destaca que o calendário de 2012 colocou a Páscoa distante dos gastos do início de ano, como material escolar, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Em Santo André, a diferença de preço entre os ovos chega a 50%, segundo pesquisa do Procon do município. O Nestlé Classic nº 9, por exemplo, custa de R$ 3,15 a R$ 4,99, ou seja, diferença de 58,41%. Comprar pela internet significa localizar as diferenças de preços mais facilmente, por meio de buscas. Assim, o consumidor notará que o Lacta ao Leite nº 15 é vendido entre R$ 20,49 e R$ 32,90, variação de 60,56%.


Veículo: Diário do Grande ABC - SP

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