Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/03/2012 13:16 - Lepper terceiriza 30% da produção e importa mais

Criada há 104 anos e como uma tradicional empresa de produção verticalizada, a Lepper, do ramo de cama, mesa e banho, agora vai passar a terceirizar parte da sua produção com parceiros no Brasil e no exterior que permitem a diversificação de produtos a custos mais baixos. A partir deste ano, ela entra em uma linha de jogos de cama, uma linha para itens de cozinha e outra de quarto de bebê, todas com marca própria, e todas produzidas fora do seu parque fabril próprio, localizado em Joinville (SC).

Parte dos parceiros na área de cama, em especial na fabricação de edredons, foram contratados em Santa Catarina. "Alguns são faccionistas (terceiros que fazem a confecção no tecido importado pela Lepper), outros são produtores de quase todo o produto já pronto", explica Gabriela Carneiro de Loyola, vice-presidente da Lepper. Além da terceirização no Brasil, a Lepper começou a trazer uma gama maior de produtos semi-acabados e prontos da China e do Paquistão (lençóis, sobrelençóis e fronhas).

"A China é a solução para produtos mais elaborados (com muita costura e à base de fios sintéticos) porque os médios varejos brasileiros também já estão se unindo comprar lá fora. Antes, no começo desse processo, só os grandes varejistas tinham essa facilidade de importação pelo volume maior que possuem. Mas, hoje em dia, os médios e pequenos fazem grupos para realizar a importação em conjunto. Com a globalização, sempre vai ter esse processo de buscar onde fazer melhor. Isso não tem mais volta. E, para a Lepper, essa também tem sido a solução", explica Gabriela sobre o reposicionamento da empresa.

A Lepper não tem planos de filial no exterior, mas, de olho no avanço das compras externas, criou um departamento de outsourcing. Uma equipe, que fica em Joinville, tem sido responsável por pesquisar melhores oportunidades de negócios em todo o mundo. Antes, esta era uma responsabilidade compartilhada entre as áreas de desenvolvimento de produtos, de marketing e comercial.

A produção terceirizada deverá representar 30% do faturamento da Lepper em 2012. O produto importado deve responder por cerca de 20% das vendas. No ano passado, a importação era cerca de 10% e estava presente mais em mantas de microfibra. Em 2011, não havia produção terceirizada no Brasil.

Os parceiros são usados para diversificar a oferta de produtos que deve crescer cerca de 30% em 2012 em relação ao ano passado. As vantagens vistas pela Lepper é que os terceiros permitem que ela diminua custos da folha salarial e comece a vender outros itens, como produtos nas quais ela não entraria a não ser que fizesse alto investimento em novas máquinas. A operação com parceiros também dá flexibilidade e diminui o risco do negócio porque, a qualquer problema nas vendas, a Lepper pode suspender as compras e a produção terceirizada, sem ficar com capacidade produtiva própria ociosa por conta disso.

O reposicionamento deve ajudar no crescimento. Em 2011, a Lepper registrou queda de 11% no faturamento em relação a 2010. A meta é atingir um faturamento de R$ 180 milhões neste ano ante R$ 121 milhões em 2011, segundo o diretor comercial da Lepper, Ênio Kohler.


Veículo: Valor Econômico


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>