Geral
28/03/2012 10:58 - Ovo de Páscoa custa 314% mais que barra
Cem gramas de ovos de Páscoa custam 314% a mais do que o mesmo peso na barra de chocolate de marca igual - caso do Crunch, produzido pela Nestlé. A diferença fica maior se comparar o produto sazonal, um ovo recheado de bombons Garoto, com uma caixa desses itens: 100 g do primeiro têm valor 351% maior do que o segundo nas mesmas proporções. E mais, um Diamante Negro custa 226% acima do que se pede pela barra do chocolate, mantendo o comparativo.
A equipe do Diário percorreu supermercados ontem para apurar valores de 21 ovos de chocolate e compará-los com os preços praticados nos equivalentes não sazonalizados. Todos apresentaram diferença superior a 100% nos valores. Os de marcas mais tradicionais - como Nestlé, Garoto e Kraft detentora da Lacta - desempenharam os maiores percentuais de variação nos produtos pesquisados. Consumidores deflagraram campanha nas redes socais recentemente questionando os critérios adotados pela indústria do setor ao estabelecerem os valores dos ovos de Páscoa.
JUSTIFICATIVAS - Contratação de mão de obra, custo maior de embalagem, esquema de produção complexo e logística diferenciada são algumas das justificativas apontadas pelos fabricantes de chocolates ouvidos pela equipe do Diário para o preço até 314% maior dos ovos em relação aos tabletes. A Nestlé e a Garoto dizem que "a estrutura envolvida para produção e distribuição é muito maior neste período".
A Kraft Foods, dona da Lacta, pontua que tabletes e ovos de Páscoa são produtos diferentes, embora a matéria-prima seja a mesma. "A produção de um ovo de chocolate é mais artesanal e cada um deles é embalado manualmente. Foram contratados 1.200 temporários, que trabalham desde agosto para fazer 27 milhões de ovos." A empresa também eleva o número de caminhões para distribuir os produtos.
O Grupo Ferrero, das marcas Kinder e Ferrero Rocher, por sua vez, explica que como produz mais bombons, acaba tendo gasto maior com a produção e distribuição dos ovos, pois a escala é menor e exige mais cuidado na logística.
O coordenador do curso de Economia da Universidade Municipal de São Caetano, Francisco Funcia, explica que, além dos custos repassados aos clientes serem naturais devido ao investimento das companhias, fator mercadológico ajuda a sustentar os valores pascais nas alturas.
"É o momento de o mercado ter ganhos maiores, por se tratar de data comemorativa. Mas não é preciso elevar tanto os preços", diz. Ele analisa que este comportamento é típico de uma lógica capitalista do comércio. "Por isso, tem descontos tão grandes após o Natal e Páscoa, porque preços foram majorados antes."
Chocolate sofre reajuste neste início de ano
O IPS (Índice de Preços nos Supermercado) medido pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) mostra que o preço do chocolate já apresentou alta de 0,63% em janeiro. O diretor de economia da entidade, Martinho Paiva Moreira, afirma que isso tende a refletir no comportamento dos preços desses produtos ao longo dos próximos meses. A chegada da Páscoa pressiona os preços.
Neste ano, os ovos estão em média 9% mais caros nos supermercados do que no ano passado, devido aos custos maiores do açúcar, energia elétrica e mão de obra, que são repassados para os produtos. As fabricantes falam em 5% de reajuste, em média. Em 2010 foram produzidas 582 mil toneladas de chocolates. (Alexandre Melo)
Veículo: Diário do Grande ABC

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria