Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/03/2012 11:45 - Compras na Macy's sem precisar ir para os EUA

Na busca por crescimento, redes americanas apostam na venda online para outros países


Faz tempo que a Macy's anuncia a si mesma como um dos melhores destinos de compras para quem visita os Estados Unidos. A loja oferece até um cartão de descontos de 10% e um site de turismo com hotéis recomendados perto dos principais endereços da rede. Mas só no ano passado a Macys.com lançou um serviço de entrega para o exterior.

A Macy's é uma dentre muitas redes do varejo que buscam expandir suas operações na web internacionalmente por meio das entregas ao exterior. No último ano, Aéropostale, Crate & Barrel, Lane Bryant e J.Crew acrescentaram um serviço de entregas internacionais aos seus sites.

Algumas das redes usam as entregas internacionais para testar as águas antes de abrir lojas físicas em outros países. Seja como for, estão descobrindo que levar seus produtos para além das fronteiras americanas não é uma tarefa simples.

"Em geral, as pessoas com quem conversamos acreditam que basta jogar o produto numa caixa da FedEx e torcer para que ela chegue ao destino", diz Michael DeSimone, diretor executivo da FiftyOne, uma empresa de tecnologia que ajuda varejistas a desenvolver suas capacidades logísticas de entrega para o exterior. Mas há problemas nos sistemas de encomenda, nas alfândegas e nas tarifas postais, diz.

Muitas varejistas, por exemplo, não têm em seus sistemas de gestão de estoque um software capaz de reconhecer códigos postais estrangeiros, que nem sempre são compostos por cinco dígitos como nos Estados Unidos. "É um motivo idiota para deixar de vender para o exterior. Mas nem me lembro de quantas vezes já ouvi que esse era o maior obstáculo", diz DeSimone.

O volume de acessos de visitantes internacionais a sites americanos já é grande. Em dezembro, 14% dos visitantes que acessaram o jcrew.com eram de fora dos EUA, assim como 36% dos visitantes do abercrombie.com, de acordo com a comScore. "As redes varejistas têm procurado novas vias de crescimento fora dos EUA", diz John Morris, da BMO Capital Markets.

Os visitantes internacionais estão procurando os sites americanos atraídos por preços mais baixos e pela disponibilidade de produtos difíceis de encontrar em outros países, de acordo com a Forrester Research. A Macy's descobriu que os compradores australianos se interessam, por exemplo, por roupas da moda, ao passo que canadenses preferem artigos básicos, como peças íntimas.

Algumas redes terceirizam o serviço de entregas globais para empresas como a International Checkout. Nesses sites, os compradores transferem com um clique suas compras de lojas como Jockey e Bebe para a International Checkout, que cuida do transporte, da etiquetagem e dos procedimentos alfandegários. A entrega, por sua vez, pode custar tanto quanto o próprio produto. A Macy's disse que o custo do envio de produtos no valor de US$ 100 chega a US$ 200 com o custo de transporte, impostos e as tarifas de importação.

A questão alfandegária pode ser substancial. Cada artigo enviado para o exterior precisa ser etiquetado com informações como país de origem e materiais empregados. E certos itens não podem ser enviados a determinados lugares. A Espanha, por exemplo, proíbe baralhos.

A empresas ainda estão descobrindo a melhor maneira de se relacionar com consumidores de outros países. Promoções de um dia, típicas da Macy's, por exemplo, parecem ser bem recebidas. Mesmo assim, as redes estudam como fazer promoções que tenham mais a ver com a cultura de outros consumidores.



Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>