Geral
19/03/2012 11:57 - Catupiry quer ser a 'Havaianas dos queijos'
Crescendo 20% ao ano no Brasil, a fabricante centenária de requeijão quer agora investir nas pizzarias de Nova York
Era noite, depois do trabalho, em 1973. Armando Alba, então com 22 anos, chegou faminto em casa e abriu a geladeira. Não achou nada além de discos de massa de pizza e o requeijão da fábrica em que trabalhava como vendedor, a Catupiry. Sem alternativa, ligou o forno e assou a pizza com Catupiry. "Ficou uma delícia. Tanto que no dia seguinte quis mostrar a invenção para todos os donos de pizzaria", lembra ele, hoje com 61 anos. A despretensiosa ideia de Armando se tornou, em pouco tempo, sucesso nas pizzarias e mudou a rota de empresa que, agora, aos 101 anos, quer exportar a receita.
"Mandamos pouco menos de 1% de nossa produção para o Japão e Estados Unidos, mas é uma exportação destinada a migrantes brasileiros que moram nesses países", diz Alexandre Delmanto, principal executivo da Catupiry. "A ideia agora em Nova York é fazer o que o Armando fez com as pizzarias daqui", afirma ele, que para isso participou, na semana passada, da International Pizza Expo, maior feira do setor, em Las Vegas (EUA).
Em Nova York, calcula-se haver cerca de 1,5 mil pizzarias. Mas, segundo ele, o consumo lá é maior que o da cidade de São Paulo, onde se estima existir 6 mil pizzarias. "Há muitos brasileiros abrindo pizzarias lá e queremos fornecer para eles", diz o executivo da empresa familiar.
No Brasil, a Catupiry tem quatro fábricas e divide seu faturamento entre pizzarias (ou clientes do canal food service) e o consumidor final. Em 2011, a empresa vendeu R$ 200 milhões, sendo que cada segmento respondeu por metade da receita.
"Estamos crescendo a uma média de 20% ou 22% ao ano desde 2009", diz Delmanto. Essa evolução, segundo ele, acontece graças ao crescimento do consumo do brasileiro das classe C e D.
Segundo o executivo, foi por isso que a Catupiry, no ano passado, espremeu sua margem em 4 pontos porcentuais para não repassar o aumento do leite (cerca de 20% em 12 meses) para o produto. "Pagamos caro, mas o crescimento do volume compensou. Vimos que tínhamos um potencial de crescimento muito maior que o do custo do leite e apostamos", afirma.
É com estratégias simples, como a de apertar o cinto para segurar preço, que a Catupiry vem se mantendo no mercado e crescendo ano a ano. Há alguns anos, tentou diversificar, vendendo pratos congelados que levavam Catupiry. Mas como a produção era terceirizada, os custos eram altos e a margem baixa demais.
A ideia agora é chegar ao final de 2012 com R$ 250 milhões em faturamento. As vendas para o Estados Unidos devem contribuir, mas a principal alavanca continua sendo o mercado interno de requeijão e itens derivados (como a linha saborizada).
"Reformamos todas as embalagens, mantendo a tradição, mas deixando os produtos mais modernos. Só isso nos deu um ganho de dois a três pontos porcentuais de participação no mercado", diz Delmanto.
O Catupiry, embora não seja um requeijão propriamente dito, é classificado nessa categoria, onde tem 10% de participação em volume e 16% em valor.
Outra boa tacada foi a parceria, que deve se repetir, com o McDonald's, que lançou no ano passado por tempo limitado um sanduíche de frango com Catupiry. "Vendemos três vezes mais que o previsto", diz Delmanto.
É esse filão, segundo o especialista em bens de consumo Eugenio Foganholo, que a Catupiry deveria explorar com mais afinco. "A marca é muito forte e a aceitação do produto é enorme. Há muito espaço para crescer internamente ainda", diz.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria