Geral
05/03/2012 11:58 - México prorroga investigação sobre Heineken e Modelo
O Grupo Modelo e a Heineken vêm obstruindo a venda de cervejas fabricadas pela concorrência no México, sexto maior mercado mundial dessa bebida. As empresas dão incentivos para varejistas desistirem de comprar os produtos rivais, segundo a SABMiller.
A Modelo, dona da marca Corona, e a Heineken, que fabrica a Dos Equis, oferecem empréstimos, antecipações de pagamentos e a entrega de refrigeradores para restaurantes e varejistas que concordam em não servir outras marcas, segundo Armando Valenzuela, diretor da unidade mexicana da SABMiller.
A prática é ponto central da queixa antitruste encaminhada pela SABMiller em 2010 contra as duas maiores cervejarias do México, a segunda em que a cervejaria londrina acusa formalmente as concorrentes de obstruir a competição no setor.
A agência de concorrência mexicana decidiu em 14 de fevereiro estender a investigação sobre a queixa por mais 120 dias úteis, depois de agrupá-la com outros casos apresentados por partes não identificadas. "Não estamos tendo condições de vender aos clientes porque eles têm exclusividade com uma ou com outra [cervejaria]", disse Valenzuela, em entrevista no escritório da Bloomberg na Cidade do México. "O que estamos buscando é acesso ao mercado que não temos agora."
O mercado de cerveja mexicano é cobiçado pelas cervejarias porque ainda mostra expansão, enquanto o consumo nos Estados Unidos e Europa está estagnado.
A Cuauhtemoc Moctezuma, unidade mexicana da holandesa Heineken, sustenta que segue estritamente a lei de concorrência do país. "Estamos em batalha permanente com nossa concorrência para conquistar cada consumidor e cada cliente que vende nossos produtos", destacou a cervejaria.
Jennifer Shelley, porta-voz do Grupo Modelo, cuja sede fica na Cidade do México, não quis comentar o assunto.
A SABMiller é a segunda maior cervejaria do mundo e no México vende marcas como a Miller Lite, MGD e Miller High Life há cerca de 20 anos.
A líder, Anheuser-Busch InBev , com sede em Leuven, na Bélgica, comercializa, entre outras marcas, a Budweiser no México e possui participação de 50%, não controladora, no Grupo Modelo.
A SABMiller conseguiu entrar em nichos de mercado, com destaque para algumas cidades perto da fronteira com os EUA e algumas varejistas, como a unidade mexicana da Walmart Stores. Isso, no entanto, não vem sendo suficiente para enfrentar o Grupo Modelo e a Heineken, cuja participação combinada supera os 90% do mercado, de acordo com a analista Lauren Torres, do HSBC Holdings Plc, em Nova York.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria