Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/03/2012 11:01 - BIC põe venda de serviço de distribuição na ponta da caneta

Plano é oferecer sua expertise logística para empresas que trabalham em áreas correlatas



A BIC tem um plano no mínimo inusitado: vender serviços de distribuição no Brasil. A estratégia é aproveitar a capilaridade no país, onde atende a cerca de 400 mil papelarias, supermercados e atacados, para assumir a distribuição de empresas que atuam em áreas de negócios correlatos (material de escritório e escolar, por exemplo), mas que não sejam concorrentes aos produtos do grupo.

A primeira iniciativa do gênero foi uma parceria com a indústria de etiquetas Pimaco, em 2006. A ideia da BIC era atuar na distribuição dos produtos da fabricante brasileira na América Latina. Mas o negócio evoluiu para a compra da Pimaco no mesmo ano. Hoje os produtos da empresa já estão na Argentina e México.“Outra parceria na distribuição foi feita no México, com a fabricante de cadernos Rhein”, conta o executivo Edgar Hernandez, que liderou as negociações no Brasil com a Pimaco, em 2006, como diretor da BIC na América do Sul, e hoje está à frente dos mercados emergentes
da companhia.

O executivo chama o novo negócio de “aquisição de rotas de distribuição”. “Queremos crescer por meio de aquisições, mas não só de empresas. Comprar rotas de distribuição é uma outra forma de ampliar os negócios”, explica Hernandez.

Essas parcerias logísticas, no entanto, são um caminho rápido para as aquisições tradicionais. No caso da Rhein, embora o contrato seja apenas de distribuição, o executivo deixa claro que não vai desenvolver produtos concorrentes. O que poderia levar a um repeteco do que aconteceu com a Pimaco.

Hernandez admite que o desafio da empresa no Brasil é manter-se inovadora mesmo após
55 anos de atuação, por isso é preciso criatividade. “A chegada da BIC ao país foi uma aposta pessoal do fundador Marcel Bich (1914-1994), que em 1956 já considerava o Brasil como um mercado emergente”, afirma.“E deu certo.” O país garante hoje a segunda maior receita da companhia, atrás dos EUA.
 
Só no ano passado, a empresa faturou R$ 602 milhões, 11,28% a mais que no exercício anterior — em comparação, os negócios na Europa cresceram 3% e nos EUA, 5%. “Para continuar crescendo na casa dos dois dígitos, vamos diversificar nossas linhas de produtos, com pilhas e colas especiais”, diz. As vedetes da empresa hoje são isqueiros e papelaria, que respondem por quase 80% dos negócios.



Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>