Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/02/2012 11:58 - Consumo de lácteos sobe 23% em 7 anos

Venda de queijo cresceu 16% apenas em 2011; outros derivados, como iogurtes, avançaram 53% no ano passado

Aumento de renda e mudanças de hábito estão entre as explicações para expansão do setor


O brasileiro está consumindo mais produtos lácteos, reflexo do aumento da renda dos últimos anos.

Levantamento da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), feito a pedido da Folha, mostra um aumento de 23% no consumo per capita de lácteos nos últimos sete anos.

O crescimento é puxado por derivados como queijos e requeijão. Desde 2005, o consumo per capita desses produtos aumentou 52%. Somente no ano passado, o avanço foi de 16%.

A demanda por outros derivados, como iogurtes, bebidas lácteas e leite condensado, mais que duplicou em sete anos. Em 2011, subiu 53%.

Tradicional consumidor de leite fluido, o brasileiro ensaia mudança nos hábitos alimentares, dizem analistas.

"Com a renda mais alta, está comprando produtos de maior valor agregado e sofisticando o seu paladar", diz Adalberto Viviani, da Concept Consultoria, especializada no setor de alimentos.

O maior interesse por produtos diferenciados explica, em parte, o aumento das importações. Em 2011, o Brasil importou o equivalente a US$ 205 milhões (R$ 354 milhões) somente em queijos, um aumento de 58% ante 2010, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento.

"O Brasil ainda está muito aquém das suas necessidades para atender o seu consumo", afirma Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil.

A sofisticação do hábito alimentar não é a única explicação para a expansão do consumo -tampouco para o aumento das importações, pois o setor produtivo reclama de concorrência desleal, devido aos subsídios concedidos em outros países.

Segundo Viviani, o consumidor está mais preocupado com a saúde, o que explica o aumento de 10% no volume de vendas de iogurtes no ano passado, puxado pelos alimentos funcionais.

INSUFICIENTE

Apesar do avanço recente, o consumo de lácteos no Brasil -de 166 litros de leite equivalente por pessoa em 2011, segundo a Leite Brasil- ainda está abaixo do nível mínimo indicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) -de 200 litros por ano.

O alto índice de informalidade no setor, em torno de 30%, segundo Rubez, tem influência negativa sobre os dados per capita, apesar da queda no consumo de leite informal nos últimos anos.

Mas, mesmo juntando as vendas formais e informais, o consumo nacional não é alto. Enquanto o brasileiro ingeriu 166 litros em 2011, o consumo nos países desenvolvidos foi de 235 litros.


Alto potencial gera expectativa de fusões


Com elevado potencial de crescimento no consumo, os lácteos despertam o apetite de grandes grupos em leite e derivados e criam uma expectativa de que o setor, hoje pulverizado, passe por uma onda de fusões e aquisições.

Fábio Medeiros, vice-presidente de lácteos da BRF-Brasil Foods, dona da Batavo, diz que queijos e iogurtes têm maior potencial e que a empresa está atenta a oportunidades para ampliar sua produção, via aquisições ou construção de novas fábricas.

A JBS, que adquiriu a Vigor em 2009 no negócio com o Bertin, anunciou anteontem que vai torná-la independente e abrir o seu capital na Bolsa.

A empresa não será capitalizada imediatamente, pois a operação será fechada a acionistas da JBS, numa troca de ações. Isso facilita futuras captações no e comprova a disposição do grupo em atuar de modo forte em lácteos.

"Temos a meta de atingir uma receita de R$ 5 bilhões nos próximos anos", diz Gilberto Xandó, presidente da Vigor.

Em 2011, o faturamento ficou em R$ 1,2 bilhão.



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>