Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/02/2012 12:07 - Indústria de chocolate prevê venda aquecida na Páscoa

As grandes fabricantes de chocolates, que já têm presença consolidada no mercado varejista, projetam um crescimento em torno de 5% no volume de vendas para a Páscoa deste ano. Já as empresas médias do setor, que buscam atingir um nicho mais sofisticado de mercado, esperam um aumento acima de 20%. É o caso da Kopenhagen, do Grupo CRM e da Cacau Show, que apostam nas vendas de suas franquias.

 

A Nestlé prevê que o consumo per capita de chocolate no Brasil continuará crescendo acima da variação do PIB. De acordo com o gerente de Marketing de Chocolates da empresa, Ricardo Bassani, o crescimento das vendas neste ano será superior ao da Páscoa de 2011, que foi de 4%.

 

Bassani explicou que, quanto mais distante estiver a Páscoa do início do ano, época em que se concentram despesas como IPVA e IPTU, melhor o desempenho do setor em termos de vendas. Como a data deste ano cairá em 8 de abril, ele espera que as vendas se concentrem na primeira semana de abril. "Quanto mais próxima do início do ano, pior é a Páscoa. Mas, sendo em abril, está de bom tamanho", afirmou.

 

A Garoto informou que vai produzir neste ano 20 milhões de ovos, um aumento de 5% sobre o volume de 2011. Para o gerente executivo de Marketing da empresa, André Barros, o desempenho deste ano está sendo beneficiado pelo crescimento da renda da população, principalmente após o aumento do salário mínimo no início deste ano. "O salário mínimo injeta renda no mercado e beneficiou principalmente a classe média, que é a faixa da população em que o consumo de chocolate mais cresce", afirmou.

 

A Kraft, detentora da marca Lacta, afirma que a produção de ovos de chocolate para a Páscoa deste ano vai totalizar 27 milhões de unidades, ante 25 milhões no ano passado. "O Brasil não sofreu reflexo da crise internacional e o setor de chocolates cresce a dois dígitos por ano. Na Páscoa, esse crescimento ficará entre 5% e 6%", previu a gerente de Marketing da Kraft, Mariana Perota.

 

Já a argentina Arcor aposta nos investimentos para alcançar um crescimento de 20% no volume de vendas para a Páscoa de 2012. Segundo o gerente de Marketing de Chocolates, Ciro Mariani, a empresa aposta em novos produtos e licenciamentos.

 

Bem mais otimistas que a grande indústria, a Kopenhagen espera crescer 28% em volume de vendas, para 476 toneladas de itens para Páscoa, e a Cacau Show espera que o aumento no volume seja de 23%.

 

A justificativa, de acordo com o presidente da Cacau Show, Alexandre Costa, é que essas empresas, voltadas a produtos mais sofisticados, ditam a tendência do mercado de chocolates. "Nós somos o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do mercado. É como se fôssemos a alta costura do setor", disse, em referência aos lançamentos das marcas, que mais tarde são copiados para a grande indústria.

 

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), mesmo sem divulgar projeções, espera que a Páscoa deste ano tenha um desempenho tão bom quanto a de 2011. Segundo o presidente da entidade, Getúlio Netto, o brasileiro consome em média 2,2 quilos de chocolates por ano, cifra que, segundo ele, está abaixo de países europeus e dos Estados Unidos. "A nova classe média trouxe consumidores e o mercado regular de chocolates cresce junto", afirmou. "Se tem chocolate, renda e festa, pode apostar que vai ser muito bom."

 

Veículo: Agencia Estado

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>