Geral
27/01/2012 11:49 - Magazine Luiza quer proteção intelectual para loja na internet
O Magazine Luiza expande o projeto de venda on-line via redes sociais (Facebook e Orkut) e prepara-se para proteger a iniciativa de varejistas concorrentes. A rede está analisando caminhos e "recursos cabíveis de proteção intelectual", disse Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da empresa.
"Nossa ideia é tentar achar formas jurídicas para patentear esse projeto, protegendo a criação, por exemplo, do design e o layout das páginas. Mas não temos certeza ainda de como fazer isso e contratamos advogados para avaliar caminhos", disse ele.
A varejista informou ontem que decidiu abrir, para o público geral, a possibilidade de criar lojas on-line em redes sociais. Em agosto de 2011, a empresa iniciou um projeto piloto de criação de lojas virtuais dentro das páginas de perfis de usuários de Facebook e Orkut. Participavam apenas usuários que eram funcionários da empresa e queriam usar suas páginas nos sites para se tornar divulgadores.
A companhia esperava abrir esse projeto ao mercado em março, mas o plano foi antecipado e desde a manhã de ontem, consumidores podem inscrever-se e criar lojas do Magazine Luiza em seu perfil. O projeto é válido para usuários de redes sociais no Brasil.
O consumidor que se transforma em vendedor receberá comissão de 2,5% a 4,5% a cada produto vendido. A taxa varia de acordo com a mercadoria. Os móveis têm comissão mais alta. As lojas virtuais podem ter até 60 itens
Na primeira fase do projeto, que contava com funcionários como vendedores, foram criadas mil lojas em redes sociais. A meta é chegar em 10 mil até dezembro. "Nesse novo canal de venda, a taxa de conversão das visitas ao site em vendas é 50% maior do que a taxa no site da rede", disse Trajano.
Outras redes varejistas, como Nova Pontocom (que reúne Ponto Frio e Casas Bahia na internet) e Máquina de Vendas, já estão analisando a possibilidade de ter lojas em redes sociais.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria