Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/01/2012 09:31 - Port prevê vendas 15% maiores na volta às aulas

Dezembro é considerado o melhor mês para o comércio em geral, entretanto, o segmento de papelarias espera as festas de fim de ano passarem e comemoram a sua grande data em janeiro, quando pais e estudantes lotam as lojas em busca de material escolar para o início do ano letivo.

A belo-horizontina Port, especializada na venda de material de escritório, informática e papelaria com três lojas na Capital, uma em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e outra em Brasília, além de distribuir para todo o país, prevê 15% de crescimento neste período em relação a 2011.

Segundo supervisora de varejo da rede, Lícia Pires, são os pais que decidem onde comprar, porém são as crianças que escolhem os produtos. "Hoje, a compra do material escolar virou quase um programa de família. A melhoria na renda média do brasileiro permitiu aos pais seguirem o gosto dos filhos e são raros os que vêm sozinhos à loja. E as crianças sabem muito bem o que querem, apontam logo modelos e cores preferidas", observa a supervisora.

Para agradar crianças e adolescentes a empresa aposta na variedade do mix de produtos e conta com mais de 13 mil itens no catálogo. Os personagens infantis e adolescentes não podem faltar. Jolie Pet, Disney, Ben 10 e Carros são as estrelas. Entre as novidades, Patati Patatá também tem atraído a criançada. De olho nesse mercado de consumidores tão exigentes, marcas famosas também têm investido em lançamentos de mochilas e lancheiras estilizadas. "Observamos que as crianças estão se tornando adolescentes cada vez mais cedo e logo deixam os personagens infantis de lado e passam a se interessar por personagens adolescentes e por grifes", afirma Lícia Pires.


Parceria - Outra novidade é parceria da Port com as marcas norte-americanas Paper Mate e Sharpie, do grupo Newell Rubbermaid. A Paper Mate já foi sucesso no Brasil com o corretivo Liquid Paper e a caneta Quilométrica. Depois de oito anos fora, a marca resolveu voltar ao mercado nacional. Já a Sharpie é muito popular entre os adolescentes norte-americanos, que utilizam o marcador para estilizar de skates a camisetas. "Mesmo sem fazer campanha na mídia, já notamos o interesse dos pais na linha da Paper Mate. Eles curtiram a marca na adolescência e agora querem apresentá-la aos filhos", avalia a supervisora.

Para atender a demanda, a empresa começa a se preparar em agosto. Em outubro, as compras são concretizadas e são selecionados os empregados temporários. Já em dezembro, a equipe começa a trabalhar e é lançada a campanha de "volta às aulas". "A procura pelos materiais tem começado cada vez mais cedo. Em novembro, já recebemos pais com essa preocupação. Outro fato que tem chamado a atenção é a grande procura em dezembro. A solidariedade do povo mineiro tem se refletido nas compras. Muita gente escolhe as cartinhas da campanha do ‘Papai Noel dos Correios’ que pedem material escolar. Já chegou gente aqui com 30 cartinhas e fez a lista completa", lembra a supervisora.

Em virtude das greves enfrentadas pelas escolas públicas do Estado e de algumas prefeituras da RMBH em 2011, que acabaram por alterar o calendário escolar, Lícia Pires acredita que a temporada de compras seja prorrogada até março. São contratados cerca de 40 funcionários para o período apenas para atender ao varejo, totalizando cerca de 90 nas cinco unidades da rede.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>