Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/01/2012 09:50 - Unilever Brasil vira referência em marca corporativa

A Procter & Gamble Brasil iniciou há poucos meses sua primeira campanha de marca corporativa no Brasil. Um ano antes, a companhia de bebidas Ambev havia tomado o mesmo caminho. Grandes corporações, quando desenham projetos para o desenvolvimento de suas assinaturas corporativas, têm - embora não admitam - um modelo em comum: a Unilever.

"A campanha da Unilever para promover sua marca corporativa foi a pioneira no Brasil dos anos 2000 para cá e se tornou exemplo para outras corporações", diz Levi Carneiro, diretor associado do Grupo Troiano de Branding.

O Brasil foi a primeira operação da Unilever no mundo a lançar uma campanha para comunicar a marca corporativa. Quando projetada, em 2004, ela se baseou em uma constatação feita por meio de pesquisas. "Quando eram perguntados o que o sabão em pó Omo, os caldos Knorr e os xampus Seda tinham em comum, só 7 em cada 100 consumidores respondiam corretamente", lembra Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de assuntos corporativos da Unilever Brasil. "Tinha gente que dizia Gessy Lever, o nome antigo da empresa, ou Kibon e Best Foods, companhias que a Unilever adquiriu." Hoje, o conhecimento da marca saltou para 87% - sucesso que fez a Unilever se tornar modelo.

"O conhecimento da marca ajudou até a aumentar vendas", diz o executivo. Em pesquisas, segundo a empresa, a intenção de compra aumentou de 10% a 12% quando consumidores foram informados que o produto pertencia à companhia. "Conhecer a marca não é suficiente para gerar venda, mas é um atributo levado em conta", afirma.

A assinatura corporativa também é valiosa para ajudar no lançamento de marcas. "Quando o consumidor sabe quem está por trás, o benefício que a marca corporativa tem acelera o processo de conhecimento do novo produto. É um endosso de credibilidade", diz.

Longo prazo. O processo de divulgação foi feito aos poucos. O primeiro passo foi a elaboração do logo: um "U" com 25 ícones que representam os valores da corporação. Em seguida, os anúncios dos produtos começaram a ser veiculados com a logomarca, para gerar a associação.

Só em 2007 a Unilever lançou uma campanha específica para comunicar a marca corporativa. O filme mostrava o técnico da seleção de vôlei masculino, Bernardinho, e sua família, apresentando o portfólio da empresa. Desde então, o trabalho vem evoluindo. Hoje, o grupo patrocina um time de vôlei com seu nome e a marca tem, desde o ano passado, seu próprio slogan: "Cada Gesto Conta".

Lembrança

Só 23% dos consumidores em 2004 sabiam que a Unilever é a fabricante do sabão Omo. Hoje, depois do trabalho com a marca corporativa, mais da metade cita a Unilever quando perguntada.


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>